Os captadores magnéticos para violão e guitarra possuem características tais que exigem o emprego de circuitos especiais para excitação de amplificadores. Isso significa que dificilmente amplificadores comuns (comerciais ou caseiros) podem ser usados com tais dispositivos, a não ser que você possua um pré de características especiais. Este pré para captadores de baixa impedância é justamente o que descrevemos neste artigo.

Os captadores magnéticos para violões e guitarras são dispositivos de baixa impedância que fornecem um sinal de pequena intensidade, da ordem de alguns milivolts, insuficiente para excitar amplificadores comuns, cuja sensibilidade exige pelo menos algumas centenas de milivolts para operarem à plena potência.

Isso significa que, se ligarmos captadores comuns diretamente às entradas de amplificadores do tipo comercial (de aparelhos de som, 3 em 1 etc.),não conseguiremos sequer um volume de som comparável ao do próprio instrumento sem qualquer recurso.

Para excitar convenientemente tais amplificadores e com isso podermos ligar violões e guitarras, é preciso usar um pré-amplificador com características próprias.

Este pré-amplificador deve ser específico para entrada de baixa impedância e deve operar com pilhas para maior versatilidade de uso. E justamente este projeto que estamos propondo neste artigo.

Com ele, até mesmo um captador caseiro pode excitar um amplificador comum.

 

 

Características

 

Sensibilidade de entrada: 5 a 10mV

Sinal de saída: 500 mV

Imp de entrada: inferior a 10 ohms

Tensão de alimentação: 6 V

Ganho de tensão: 100

 

 

Como funciona

 

São usados três transistores em um circuito amplificador de configuração normal.

O primeiro transistor opera na configuração de base comum, de modo a termos uma baixa impedância de entrada. Para esta função a opção é um BC549 que, além de um excelente ganho, se caracteriza pelo seu baixo nível de ruído.

Os demais transistores operam na configuração de emissor comum e na saída temos um potenciômetro que permite dosar a intensidade do sinal de saída de modo a não haver saturação do amplificador usado.

 

 

Montagem

 

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 1 – Diagrama completo
Figura 1 – Diagrama completo | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Na figura 2 a nossa sugestão de placa de circuito impresso.

 

Figura 2 – Placa de circuito impresso
Figura 2 – Placa de circuito impresso | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Como se trata de um pré-amplificador muito sensível, a principal preocupação que o montador deve ter é com relação à captação de zumbidos.

Assim, sugerimos o emprego de uma caixa metálica com o negativo da bateria ligado à mesma, de modo que ela sirva de blindagem.

O cabo de conexão ao potenciômetro e ao jaque de entrada deve ser blindado, o mesmo ocorrendo em relação ao cabo de saída.

Com relação aos componentes usados são as seguintes as principais recomendações:

a) Q1 deve ser o BC239 ou BC549 pelo seu nível de ruído mais baixo. Os demais podem ser BC547, BC548, BC549, BC237, BC238 ou BC239. Observe suas posições de montagem.

b) O potenciômetro é simples, linear, eventualmente podendo ter conjugada a chave geral S1.

c) Os resistores são todos de 1/8 ou ¼ W e seus valores não são críticos.

d) Os capacitores são todos eletrolíticos com tensão de trabalho a partir de 6 V. Observe sua polaridade na ligação.

e) O jaque de entrada deve ser de acordo com o usado no captador, e para a saída podemos usar um jaque conectando um fio de extensão ou deixar um fio blindado com um plugue na ponta, este de acordo com a entrada de seu amplificador (entrada auxiliar ou AUX).

f) A bateria é formada por 4 pilhas pequenas, as quais necessitam de um suporte apropriado. Observe a polaridade destas pilhas pela cor dos fios do suporte. O vermelho corresponde ao polo positivo.

Terminando a montagem, a prova de funcionamento e o uso são imediatos.

 

 

Prova e Uso

 

Para prova você precisará de um captador do tipo magnético, que deverá ser ligado ao pré e este a um amplificador conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3 – Conexão ao amplificador
Figura 3 – Conexão ao amplificador | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Feita a ligação, ligue o amplificador e verifique se não ocorrem roncos quando ele é ajustado em 3/4 de seu volume, com a chave seletora, para permitir a entrada do sinal da entrada auxiliar.

Constatado que não há ronco, ligue S1. Se houver ronco, verifique as blindagens dos fios de entrada e de saída.

Ajuste então P1 para obter a melhor reprodução.

Para usar o aparelho instale-o definitivamente na sua caixa, conforme sugere a figura 4.

 

Figura 4 – Instalação em caixa
Figura 4 – Instalação em caixa | Clique na imagem para ampliar |

 

Se você operar em um conjunto e tiver que ligar mais de um destes pré-amplificadores no mesmo amplificador, deve fazer como mostra a figura 5.

 

Figura 5 – Conexão para diversas entradas
Figura 5 – Conexão para diversas entradas | Clique na imagem para ampliar |

 

 

O pré de cada instrumento deve ser ligado a um Mixer.

 

 

Q1 - BC549 ou equivalente - transistor NPN

Q2, Q3 - BC548 ou equivalente - transistores NPN

P1 – 100 k - potenciômetro com ou sem chave

R1 – 1 M x 1/8 W - resistor (marrom, preto, verde)

R2 - 2k2 x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, vermelho)

R3 - 1M5 x 1/8 W - resistor (marrom, vermelho, verde)

R4 - 4k7 x 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, vermelho)

R5 - 2k2 x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, vermelho)

C1 - 47 uF - capacitor eletrolítico

C2, C3, C4 - 10 uF - capacitor eletrolítico

S1 - Interruptor simples

B1 – 6 V - 4 pilhas pequenas

Diversos: caixa para montagem, fios blindados, placa de circuito impresso, suporte para 4 pilhas, botão para o potenciômetro, jaques de entrada e plugue de saída, fios etc.

Obs.: O valor de R3 pode ser sensivelmente alterado em função do ganho do transistor para se obter maior volume com menor distorção.

 

 

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