Este circuito simples é bastante eficiente, serve para verificar o estado de quase todos os tipos de diodos mais comuns, inclusive diodos ZENER para até 33 V.
Nota: Artigo publicado na Revista Saber Eletrônica 216 de 1991.
Diodos que trabalham com MAT em televisores não podem ser testados.
Na figura apresentamos o esquema elétrico e na tabela exemplificando alguns tipos de diodos, que podemos testar e até identificar a função se o mesmo já não mais apresentar a nomenclatura devido ao manuseio ou aquecimento no próprio aparelho onde era empregado.
COMO FUNCIONA
Com uma lâmpada deteste de fase (NEON) devemos ligar o circuito de tal forma que o fio fase, da rede CA de alimentação entre no terminal F do circuito conforme, mostra o diagrama e consequentemente o neutro no lado comum à entrada e saída do circuito. O diodo D1 realiza a retificação da tensão CA proveniente da rede elétrica e em seguida reduzida através de R1 que pode ser modificado para funcionar tanto em rede de 110 ou 220 V. O capacitor C1, realiza a filtragem necessária. O resistor R2 tem duas funções sendo a primeira formar um divisor de tensão em conjunto com 1 e assim determinar o valor máximo da tensão de teste na saída, a outra função de R2 é proteger o capacitor C1, pois se ligarmos o circuito sem carga nos terminais de saída e sem o resistor R2 a tendência é o capacitor C1 se carregar até com a tensão de pico da rede o que poderia além de causar choques desagradáveis no operador, destruir qualquer diodo que fosse ligado nos terminais A e B para teste. A função de R3 é limitar a corrente através iodo em teste.
MONTAGEM
A montagem poderá ser fixada em base de madeira, ou ser adaptada em uma caixa metálica ou até mesmo de plástico ou acrílico. Um dos cuidados que devemos ter é com a ventilação de R1 e R2 que na prática poderão ser para maiores potências de dissipação, como de 3 ou 5 W. (tabela)
NOTA IMPORTANTE: Considerando o 4° caso, em que, não sabemos se o diodo é retificador ou regulador (Zener), medimos 0,6 volt o que nos indica à primeira vista que o diodo está bom, pois não está em curto e nem aberto. Agora se invertermos os seus terminais em relação a saída A e B, podemos identificar a verdadeira função do diodo até agora ignorado, após a inversão dos terminais, se medirmos 48V entre A e B, o nosso diodo é um retificador comum e ao contrário tivéssemos encontrado uma tensão estabilizada de 15V, o nosso diodo desconhecido seria um Zener para 15 Volts sem nenhuma dúvida.