A STMicroelectronics lançou uma nova família de microcontroladores ARM flash de 32 bits baseado em Cortex-M3 especialmente indicada para aplicações portáteis como monitores de colesterol e glicose onde baixo consumo é importante.
Outras aplicações incluem equipamentos para o lar e escritórios, PLCs industriais segurança, sistema HVAC, leitores de cartões e biométricos.
O cerne ARM Cortex-M3 é especialmente projetado para aplicações de alta performance, baixo consumo e baixo custo. A nova família é formada por duas linhas:
* STM32F103 - performance line - com 72 MHz de clock, fornecendo a melhor performance de MCUs de 32 bits em sua classe.
* STM32F101 - Access line - com 36 MHz de clock, oferecendo aos usuários de 16 bits um aumento significativo de performance no mesmo preço dos dispositivos de 16 bits.
As duas linhas oferecem de 32 a 128 k de memória flash mas diferem no tamanho da SRAM e combinações de periféricos on-chip.
O cerne Cortex-M3 foi especificamente desenvolvido para atender às exigências aplicações de baixo custo de uma ampla gama de mercados e aplicações, onde ao tamanho da memória e do processador têm um grande impacto nos custos do dispositivo.
O STM32 opera com tensões de 2,0 a 3,6 V e tem um consumo que chega a um valor tão baixo como 2 uA no modo standby. Na figura 1 temos os consumos nos diversos modos de operação.
O MCU também inclui um RTC integrado com um oscilador dedicado de 32 kHz e um pino dedicado para operação com bateria e quatro modos de potência, conforme mostramos na figura 1.
Operando em 72 MHz, executando da memória Flash, o microcontrolador STM32 consome apenas 36mA.
Outro destaque importante é que a família STM32 oferece um processamento 32% mais rápido que os produtos equivalentes baseados em ARM7TDMI. Similarmente, o novo set de instruções Thumb 2 do novo core, possibilita aos projetistas reduzir o tamanho do código em até 45%, o que reduz a necessidade de memória para a aplicação visada.
Uma vasta documentação de aplicações para essa família de microcontroladores está disponível no site da STMicroelectronics. Como exemplo, mostramos na figura 2 como usar os pinos I/O para excitar periféricos como LEDs de uma maneira muito simples.
Na figura 3 temos um outro circuito que mostra como usar os pinos SWJ-DP como I/O para controlar LEDs.
Os seguintes periféricos estão disponíveis on-chip.
* Até 128 kB de memória flash
* Até 20 kB de RAM
* Quatro canai DMA
* Até dois ADCs de 12 bits com 1 us de tempo de conversão
* Até dois SPIs master/slave
* Até dois I2C
* Até três USART
* Até três timers de 16 bits
* Um timer 6-PWM dedicado
* USB
* CAN
* Supervisor de tensão
* Oscilador RC preciso de 8 MHz
* Oscilador de 4-16 MHz para cristal externo
* Dois watchdogs
* Power-on reset
* Power-down reset
Os MCUs dessa família podem ser obtidos em diversos tipos de invólucros como LQFP48, LQFP64, LQFP100 e BGA100.
A STMicroelectronics tem ainda a disposição placas de avaliação e starter KITs para o desenvolvedor além de uma biblioteca grátis de software. A faixa de preços dos kits varia entre 109 e 239 dólares.
O starter kit Hitex, por exemplo (código STM3210B-SK/HIT) pode ser encontrado nos distribuidores da ST, possibilitando o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos baseados nos microcontroladores da família STM32.
Também fornecem kits a IAR (STM3210B-SK/IAR), a Keil (STM3210B-SK/KEIL) e a Raisonance REva (STM3210B-SK/RAIS).
Todos esses kits contém os recursos necessários para os projetistas avaliarem o produto e desenvolverem seus projetos utilizando interface amigável e exemplos de código fornecidos pelo fabricante.
Documentação da ST de abril de 2008 (DataSheet)
Contato para informações sobre este componente, clique aqui