A Texas Instruments lançou em março de 2018 um conversor step-down DC-DC de 3 A que pode operar com tensões de entrada de 4 a 36 V em invólucro QFN atendendo a uma infinidade de aplicações. Neste artigo detalhamos as características desse componente e damos aplicações baseadas tanto no datasheet da Texas Instruments como em application notes.
ART1069S
Começamos por dar na figura 1 o invólucro QFN deste componente, extremamente compacta, pois mede apenas 9 x 4 mm.
O diagrama simplificado deste componente numa aplicação típica é mostrado na figura 2.
O LMZM33603 é fácil de usar, pois combina um conversor step-down (redutor) DC-DC com um MOSFET, um indutor blindado e componentes passivos.
Com o uso de poucos componentes externos temos a eliminação de elo de compensação e seleção de componentes magnéticos no processo de projeto.
Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante temos a automação predial e industrial, smart grid e energia, industrial, médica e efesa.
A faixa de tensões de saída vai de 1 a 13,5 V com 3 A e de 1 V a 18 V com 2 A. A eficiência chega aos 95% e a frequência de comutação pode ser ajustada entre 200 kHz e 1,2 MHz. O circuito também pode ser sincronizado externamente.
A figura 3 mostra o diagrama dos blocos funcionais deste componente para o invólucro QFN de 18 pinos para a utilização de mais recursos.
O ajuste da tensão de saída é feito por apenas um componente, conforme mostra a figura 4.
A seguir, a tabela com os valores do resistor de referência e também do capacitor de saída.
Outros cálculos, tabelas e gráficos do comportamento deste circuito podem ser obtidos no próprio datasheet.