Esta é a edição número 4 da revista “Mecatrônica Jovem” onde concentramos uma equipe de colaboradores  que são educadores, engenheiros, programadores, hobistas e aficionados em tecnologia.

O tema da edição é sobre Cidades Inteligentes, onde temos artigos e projetos que ajudam os futuros engenheiros das futuras cidades inteligentes.

Abaixo temo os links para você ter acesso à edição, links que servem de base de estudo e no final uma parte reservada aos professores.

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Nesta edição:

  • Ponte Móvel Andréia Leça
  • Aviso de Alagamento
  • Estacionamento em Cidades Inteligentes
  • Smart City: Semáforo Inteligente
  • PoemKone e KataKone
  • Calculando as Baterias das Cidades Inteligentes
  • Games Games para Aprender sobre Cidades Inteligentes
  • Caminhos para promover a educação 5.0 na sala de aula
  • Ciência e Tecnologia Seu Papel para uma Cidade Inteligente
  • Como os Drones podem tornar as  Cidades mais Inteligentes ?
  • Como Funciona o DCC - Digital Command Control
  • Curso de Eletrônica Parte 4

 

Colaboradores desta edição: Clarice Barreto, Débora Garofalo, Gabriela Araújo, Luiz Henrique Corrêa Bernardes, Márcio José Soares, Newton C. Braga, Raul Jr., Renato Paiotti, Vander da Silva Gonçalves, Vanderlei Alves Santos da Silva


 

Links:

 

Ponte Móvel Andréia Leça

 

Aviso de Alagamento


 

PoemKone e KataKone

 

Games para Aprender sobre Cidades Inteligentes

 

Seu Papel para uma Cidade Inteligente

 

Como os Drones podem tornar as  Cidades mais Inteligentes ?

 

Como Funciona o DCC - Digital Command Control

 

Curso de Eletrônica Parte 4

 

 

 


 

Para os Professores

 Abaixo damos algumas dicas e referências para os professores utilizarem em suas aulas.

 

Ponte Móvel Andréia Leça

 No artigo o autor utiliza o kit Modelix para a montagem, porém o professor poderá utilizar o macarrão cru e desafiar os alunos para a construção mais resistentes com o menor uso de macarrão. As montagens das "Pontes de Macarrão" são divertidas e um desafio que leva o nível de raciocínio dos alunos a um novo patamar. Com a utilização do Kit, o aluno tem a possibilidade de interagir a parte mecânica com a parte eletrônica.

 

Aviso de Alagamento

 Um dica importante aqui para os professores está na parte do processamento dos sinais recebidos dos sensores. Explicar aos alunos que uma cidade pode ter diversos pontos críticos de alagamentos e utilizar a tecnologia para monitorar estes pontos é um ponto vital para os seus moradores.

 

Estacionamento em Cidades Inteligentes

O projeto deste artigo não tem nenhum sistema de controle, ele é a base de um projeto que gerencia um estacionamento. Uma dica para os professores é pedir aos alunos um "upgrade" deste projeto, utilizando um Arduino, Micro:Bit, ESP32 ou outro tipo microcontrolado . Outra dica é fazer a contagem das vagas mais utilizadas durante determinadas horas do dia, desta forma o professor, além de ensinar eletrônica, ensinar dados estatísticos, muito útil para o gerenciamento de cidades inteligentes.

 

Smart City: Semáforo Inteligente

Um semáforo simples (vermelho, amarelo e verde) está cada vez mais em desuso nas grandes cidades, hoje eles possuem conexão com semáforos de pedestres, contadores digitais e até controladores de fluxo. Uma dica aos professores é levar este pensamento, através de fluxograma, de como um semáforo precisa funcionar, baseado nos diversos tipos de necessidades.

 

PoemKone e KataKone

 Uma dica aos professores é pedir aos alunos que assistam a saga de 10 vídeos sobre como nós a MJ e os participantes das lives construíram este projeto, onde todas as dúvidas, ideias, erros, testes e sucesso aconteceram ao vivo. Uma outra dica importante é utilizar a própria escola como exemplo, onde criar faixas para as idas e vindas dos alunos durante a entrada, intervalos e saídas podem melhorar o fluxo de alunos.

 

Calculando as Baterias das Cidades Inteligentes

 Uma dica aqui para os professores e tornar os cálculos reais, pegar um aparelho, ver o quanto ele consume em mA/horas, pegar uma bateria totalmente carregada, ver o quanto ela fornece, e ligar ambos e ver se o tempo que o aparelho esgota a bateria é real ou não. Com este experimento é possível ensinar o aluno sobre o cálculo energético de baterias, essencial para as futuras cidades inteligentes.

 

Games para Aprender sobre Cidades Inteligentes

 É normal encontrar por parte de colegas e pais de alunos o argumento de que os jogos não ensinam nada e ainda viciam.  Viciar pode ser um problema se não for controlado o acesso, mas ensinar algo os jogos fazem sim. O jovem aprende muito quando em contato com jogos construtivos. Por isso aconselho aos colegas professores que façam 2 testes escritos com os alunos que participarem da aula com jogos, um antes e outro depois da série de jogos, mostrando se houve ou não benefícios com esta abordagem, o que eles sabiam antes e o que aprenderam depois. Antes de colocarem a turma para gerenciar a cidade, é interessante testar o jogo num dispositivo extra, ficando sempre uns níveis a frente da turma para descobrir quais os desafios aparecerão durante a aula.

 

Caminhos para promover a educação 5.0 na sala de aula

 Aconselhamos os professores a lerem o artigo completo na revista.

 

Seu Papel para uma Cidade Inteligente

 Faça um debate com a turma sobre quais os pontos da sua cidade podem ser melhorados e quais os trabalhos precisam ser feitos para uma cidade inteligente. 

 

Como os Drones podem tornar as  Cidades mais Inteligentes ?

O professor poderá propor uma leitura sobre o artigo e depois criar um debate sobre os pontos prós e contras do uso de drones. Um trabalho poderá ser desenvolvido sobre as diversas áreas ou funções que os drones podem atuar.

 

Como Funciona o DCC - Digital Command Control

 Sistemas ferroviários é um grande desafio para qualquer cidade, principalmente quando existem diversos cruzamentos. Fornecer ao aluno desafios de gerenciar o tráfego de trens, começando com 2 linhas e aumentar este número conforme eles forem solucionados, traz um novo ponto de vista e forma de resolver problemas nas cidades inteligentes.

 


 

 

 

 

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