Esta é a edição número 1 da revista “Mecatrônica Jovem” onde concentramos uma equipe de colaboradores  que são educadores, engenheiros, programadores, hobistas e aficionados em tecnologia.

O tema da edição inaugural é o Planeta Marte, e faremos uma expedição ao planeta vermelho com diversas montagens que podem ser reproduzidas em salas de aula.

Abaixo temo os links para você ter acesso à edição, links que servem de base de estudo e no final uma parte reservada aos professores.

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Nesta edição:

  • Braço Robótico 
  • Como Detectar a Radiação Ultravioleta em Marte
  • Curso de Eletrônica Básica - Parte 1
  • Eletrólise Extrema 
  • Montando o MJ-RV01 um Rover Explorador
  • Os benefícios de trabalhar com a linguagem de programação na educação
  • O misterioso planeta vermelho
  • Os novos moradores de Marte
  • Poliestireno como material para montagem de protótipos
  • Rover VL - Marte
  • Robô Escova 
  • Variação da distância entre a Terra e Marte 

 


 

Colaboradores desta edição: Débora Garofalo, Clarice Barreto, Gabriela Araújo, Luiz Henrique Corrêa Bernardes, Márcio José Soares, Newton C. Braga, Vander da Silva Gonçalves e Sandro Mesquita


 

Links:

Braço Robótico 

 

Como Detectar a Radiação Ultravioleta em Marte

 

Eletrólise Extrema 

 

Montando o MJ-RV01 um Rover Explorador

 

Os benefícios de trabalhar com a linguagem de programação na educação

 

O misterioso planeta vermelho

 

Os novos moradores de Marte

 

Poliestireno como material para montagem de protótipos

 

Rover VL - Marte

 

Robô Escova 

 

Variação da distância entre a Terra e Marte 

 


 

Para os Professores

 Abaixo damos algumas referências para os professores utilizarem em suas aulas. 

É possível para as escolas, empresas incentivadoras e instituições de comprarem os kits anunciados na edição em quantidades e ter a versão impressa da revista com o logotipo da escola, empresa incentivadora ou instituição impressa na capa da edição, para isso  clique aqui e preencha o formulário para entrarmos em contato para mais detalhes.

 

Braço Robótico - MJ001-11

  • Neste projeto o professor poderá aplicar os conceitos de eletrônica, mecânica, trabalho com materiais em impressores 3D ou recicláveis. O projeto não utiliza microcontroladores, apenas um 555, dois 556 e outros componentes passivos para movimentar o braço. O intuito é ensinar que é possível criar autômatos sem a necessidade de um Arduino ou outra ferramenta de programação. Este projeto é indicado para os jovens que já possuem uma habilidade com cortes de materiais e conhecimentos básicos de eletrônica.

 

Como Detectar a Radiação Ultravioleta em Marte - MJ001-12

  •  Este projeto visa a utilização do Arduino Nano e um sensor de UV para monitorar a quantidade de Raios Ultravioleta incide sobre o sensor. Com isso o professor poderá ensinar em suas aulas de biologia , física e eletrônica uma única montagem. A montagem é simples, como também a programação. Para uma demonstração, é possível a aplicação de filtro solar sobre um acrílico transparente sobre o sensor para mostrar a eficiência de cada Fator de Proteção.

 

Eletrólise Extrema - MJ001-07

  • Eletroquímica é o foco deste artigo, você professor(a) poderá mostrar os efeitos da eletrolise usando pilhas, mas obter eletricidade de fontes renováveis, como um painel solar, eólico ou mecânico com a utilização de um dínamo, é possível mostrar na prática o que é "energia", converter uma determinada energia em outra . Você professor poderá ensinar os elementos químicos da tabela periódica (Hidrogênio e Oxigênio) e sobre  condutividade dos materiais.

 

Montando o MJ-RV01 um Rover Explorador - MJ001-03

  • Com este robô montado , forme um grupo pelo Whatsapp com os alunos e com o celular instalado no robô , todos do grupo poderão ver a visão do rover ao se movimentar pelo chão.  A montagem requer um certo conhecimento em eletrônica e na montagem. Porém , o importante aqui é o conceito, onde o professor poderá adquirir o robô em formato de kit.  Você professor(a) poderá explicar que um robô controlado remotamente serve para atuar em locais perigosos ou impossíveis aos humanos, então como desafio, faça com que os alunos utilizem o robô para levar uma bexiga "radioativa" para dentro de uma caixa. Podemos dizer que é possível observar animais que fogem da presença dos humanos .

 

Os benefícios de trabalhar com a linguagem de programação na educação - MJ001-02

  • A Débora Garofalo mostra neste artigo dedicado à você professor(a) e educador a importância dos jogos de tabuleiro no ensino de programação. Leia o artigo completo que é muito esclarecedor.

 

O misterioso planeta vermelho -MJ001-01

  • Neste artigo o autor expõe as suas dúvidas quando ainda era jovem para explicar como é Marte, então a dica é fazer uma reflexão junto aos alunos sobre cada uma das perguntas colocadas neste artigo, e ainda ir mais longe, para outros planetas.

 

Os novos moradores de Marte - MJ001-04

  • Após os alunos lerem este artigo, o(a) professor(a) poderá pedir um trabalho sobre quais são os sensores que cada rover tem que fazem cada um deles. Outro tema seria perguntar aos alunos o que eles gostariam de descobrir em Marte e que tipo de equipamento seria possível levar para realizar tal descobrimento. O(a) professor(a) poderá pedir aos alunos façam uma redação relatando, segundo suas próprias opiniões, quais os benefícios que essas missões podem proporcionar para o planeta Terra e para a Humanidade.

 

Poliestireno como material para montagem de protótipos - MJ001-06

  • O Poliestireno é apenas um de tantos outros materiais que podemos utilizar, aqui o professor poderá aprimorar as habilidade motoras dos futuros engenheiros, e assim como a Débora Garofalo fala de desplugar o alunos para aprender novas habilidade.

 

Rover VL - Marte - MJ001-05

  • Quando a escola possui um kit, como o apresentado neste artigo, o professor poderá aplicar outros desafios aos alunos , tais como fazer o rover mais leve, o rover mais seguro, o mais rápido. Levando ao conceito de utilização de material.

 

Robô Escova - MJ001-08

  • Uma dica quando todos os alunos tiverem montado os seus robôs, é fazer o experimento indicado no vídeo, ou até mesmo as competições de turmas. Com isso é possível mostrar como é feita o movimento de algumas bactérias e pequenos animais.

 

Variação da distância entre a Terra e Marte - MJ001-10

  • Este artigo é a primeira parte de outros que visam ensinar programação via Scratch, neste artigo temos uma apresentação do que é a ferramenta e um pequeno exercício introdutório, onde os alunos poderão desenvolver diversas funções. Nas próximas edições começaremos apresentar as funções usadas na ferramenta Scratch.

 

Curso Básico de Eletrônica - MJ001-09

  • Este curso tem como princípio, ensinar eletrônica de forma bem simples e descomplicada. Nesta primeira edição você professor(a) poderá mostrar o efeito da eletricidade estática, esfregando o pente no cabelos de um  aluno e mostrar como ele atraí pequenos pedaços de papéis, como também montar uma maquete de um átomo com bolas de isopor.

 

 

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