A National Semiconductor (www.national.com) em seu Application Note LB-12 sugere uma grande quantidade de aplicações para o comparador de tensão0 LM111. Destas informações selecionamos dois circuitos que podem ser utilidade para os leitores que buscam circuitos para serem usados em sensores. O primeiro é para foto-diodos e o segundo para transdutores magnéticos. (2005)
O circuito integrado LM111 consiste num comparador de tensão com saída compatível com lógica TTL e CMOS, além de outras.
Na figura 1 temos o circuito equivalente deste comparador, observando-se que sua saída é em coletor aberto, necessitando portanto de um resistor pull-up de valor apropriado, normalmente de 2 a 10 k ohms, nas aplicações comuns.
Uma outra característica que chama a atenção neste comparador é que mesmo operando com fontes simétricas de 154 V, ele pode comutar cargas alimentadas por tensões até 50 V com correntes de 50 mA.
Isso permite que esse comparador possa excitar diretamente cargas como relés.
Com alimentação de 5 V, por outro lado ele pode excitar diretamente entradas TTL e DTL, além de CMOS.
Os circuitos que apresentamos a seguir são sugeridos pelo próprio fabricante do circuito integrado.
Comparador para Foto-Diodo
O circuito apresentado na figura 2 usa como sensor um foto-diodo, podendo excitar diretamente entradas lógicas MOS.
Observe que a alimentação é feita com uma tensão negativa de -10 V e que o que seria positivo da alimentação do circuito integrado está aterrado.
O circuito muda de estado quando a corrente no foto-diodo atinge uma intensidade de 1 uA. A tensão de saída comuta entre 0 e – 10 V.
Sensor Magnético
O circuito mostrado na figura 3 emprega um sensor magnético, com saída compatível com lógica TTL.
O controle de balanço garante a simetria do sinal produzido pelo circuito. A alimentação é feita com uma fonte simples de 5 V.
Lembramos que o ganho de tensão do LM111 é 200 e o fan-out para TTL é 8. O consumo de potência do circuito integrado é 80 mW.