O primeiro circuito foi sugerido pela Analog Devices (www.analog.com) em seu Application Note AN-411 e consiste num circuito em que a frequência de saída varia diretamente com a aceleração aplicada ao sensor. Este circuito é mostrado na figura 1.

 Legenda: Este circuito converte acelerações em freqüência. Junto ao desenho as fórmulas para os cálculos dos valores dos componentes utilizados.
Este circuito converte acelerações em frequência. Junto ao desenho as fórmulas para os cálculos dos valores dos componentes utilizados. | Clique na imagem para ampliar |

 

A alimentação pode ser feita com tensões de fontes simples entre 9 V e 12 V. O sensor é um ADXL05 de +/-5g que converte qualquer aceleração aplicada diretamente numa tensão de tensão. Esta tensão é então aplicada a um AD654 que consiste num conversor tensão-frequência de baixo custo. A tabela junto ao diagrama dá os valores de componentes para diversas faixas de frequências de saída. Nesta tabela também temos a discriminação da aceleração em termos de Hertz/g.

A tensão de saída no pino 8 do ADXL05 é de +2,5 V sem aceleração, e varia de 200 mV acima ou abaixo deste valor para cada 1g de aceleração detectada.No mesmo diagrama temos as fórmulas que possibilitam o cálculo dos componentes para se obter características específicas para o projeto. No projeto, os resistores devem ser de precisão e R1a deve ser aproximadamente 50% do valor de R1b. Pode-se utilizar resistores de alta precisão para calibração e depois fazer sua troca por tipos de 1% de tolerância.