Um simples indicador sonoro para o motorista distraído não se esquecer de desligar a seta após uma curva ou uma ultrapassagem quando não houver o retorno automático.

Evidentemente, os veículos modernos possuem um sistema de retorno automático para o interruptor da seta, que a desliga tão logo a conversão seja feita. Deste modo, a maioria dos motoristas não se preocupa muito com o desligar da seta, mas simplesmente em ligá-la quando isso se faz necessário.

Assim, em determinadas condições em que uma sinalização com a seta é necessária, mas que a conversão seja de raio insuficiente para haver o retorno, caso de uma indicação de ultrapassagem, um numa curva de raio muito grande, a seta permanece ligada e o motorista, normalmente habituado ao seu retorno automático, não se apercebe disso senão quando olha na lâmpada indicadora.

Como são muitos os motoristas que raramente olham para esta lâmpada, pode ocorrer o fato desagradável de se percorrer uma boa distância com seta indicando uma conversão que realmente não será feita.

O dispositivo que descrevemos neste artigo permite a emissão de um sinal sonoro quando a seta estiver ligada, sinal este facilmente perceptível alertando o motorista que a seta se encontra ligada evitando qualquer possibilidade de esquecimento.

O circuito é tão simples que pode ser instalado numa pequena caixa fixa sob o painel, e para sua ligação ao veículo nenhuma modificação no circuito elétrico do veículo se faz necessária.

Apenas dois fios são conectados: um à lâmpada do painel normalmente usada para indicar o funcionamento da seta e outro à terra (massa) que pode ser a própria caixa onde está instalado o aparelho.

 

O MATERIAL

Fios AWG 20 ou 22 servirão para as conexões.

 

A caixa para a montagem poderá ser de metal ou plástico de uns 9 x 6 x 5 cm..

Com relação aos componentes eletrônicos não há maiores dificuldades na obtenção.

O transistor é de tipo bastante comum.

Na verdade, são diversos os equivalentes deste transistor como, por exemplo, o AC188, 2SB175 etc.

O transformador é do tipo empregado na etapa de saída de rádios transistorizados. Trata-se de um transformador com tomada central no primário (push-pull) que deve ter uma impedância maior que 250 Ohms.

Como são muitos os transformadores deste tipo que podem ser encontrados no comércio e como suas características variam sensivelmente de um para outro, o leitor eventualmente, deverá alterar o valor do capacitor C2 aumentando ou diminuindo sua capacitância.

O ajuste do circuito e feito por meio do trimpot. Os outros componentes são todos absolutamente comuns, inclusive o alto-falante que é dos usados em rádios portáteis de 5 cm de diâmetro e 8 Ohms de impedância.

 

MONTAGEM

O diagrama é dado na figura 1 e a disposição dos componentes numa ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Comece por soldar os componentes na ponte de terminais, prestando especial atenção para a posição do transistor (o ponto indicador de coletor deve ficar do lado do transformador) e a polaridade do capacitor eletrolítico.

Em seguida, instale o conjunto na caixa fixando a ponte de terminais por meio de um parafuso com porca. Observe que o terminal usado para afixação da ponte não tem nenhuma conexão.

Na instalação, cuide para que nenhum componente da ponte encoste na caixa (se esta for metálica), pois isto poderia causar algum curto-circuito que danificaria o aparelho.

Uma vez instalado o conjunto na caixa, não a feche ainda, pois seu ajuste deve ser feito. Para isto, ligue o fio correspondente ao polo positivo da bateria, ou qualquer outro ponto do veículo em que uma tensão de 6 a 12 Volts seja disponível.

Ajuste o trimpot com uma chave de fendas para que o circuito emita o som desejado.

Uma vez ajustado, feche a caixa e proceda à instalação definitiva da unidade como se segue: a a) o fio preto, ou seja, negativo do indicador, deve ser ligado à massa do veículo; pode aproveitar para esta finalidade o próprio parafuso que o fixa ao chassi (figura 3);

 

Figura 3
Figura 3

 

 

b) o fio vermelho, ou seja, o positivo deve ser ligado ao fio da lâmpada indicadora da seta no painel do veículo (figura 4).

 

Figura 4
Figura 4

 

 

RELAÇÃO DE COMPONENTES

Q1 - transistor 2SB75 ou equivalente

T1 - transformador (ver texto)

C1 - 4,7 nF - (poliéster)

C2 - 3,3 nF - (poliéster)

C3 - 100 uF x 12 Volts

R1 - 1k x1/4 W

R2 - 56 Ohms x 1W

R3 - 68k - trimpot. (100 k)

Diversos: alto-falante, caixa, ponte de terminais etc.

 

 

 

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