O temporizador que apresentamos tem sua regulagem de tempo feita através de um potenciômetro de 1 M?. Quando acionamos S1 ativando a alimentação, o capacitor começa a se carregar através do potenciômetro e de R1 até ser atingida a tensão de disparo do SCR.
Quando isso ocorre o SCR dispara fazendo acender a lâmpada que assim permanece indefinidamente. Para desativar o circuito, basta pressionar momentaneamente S2.
No potenciômetro pode ser adaptada uma escala de tempos que será obtida com a ajuda de um relógio ou cronômetro comum.
Em lugar da lâmpada pode ser usado um relé de 6 V (Metaltex) que então pode servir para controlar um circuito externo de alta potência. A alimentação, neste caso deve ser feita com 9 V para compensar a queda de tensão no SCR. O intervalo obtido varia de alguns segundos a alguns minutos, dependendo do valor do capacitor.
A montagem, tendo por base uma ponte de terminais, é mostrada na figura 2. O SCR pode ser o TIC106 e a alimentação será feita com 4 pilhas comuns.
Os resistores são de 1/8 W e o capacitor deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 6 V. O conjunto pode ser instalado numa pequena caixa plástica.
SCR- TIC106 ou equivalente - diodo controlado de silício
L1 - 6 V x 50 mA - lâmpada comum
P1- 1 M ?- potenciômetro
S1 - Interruptor simples
s2 - Interruptor de pressão
B1 - 4 pilhas pequenas
R1, R2 - 10 k ? - resistores (marrom, preto, laranja)
C1- 470 µF ou mais x 6 V- capacitor eletrolítico
Diversos:
Suporte de pilhas, ponte de terminais, caixa para montagem, botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.