Descrevemos a montagem de um pequeno solenóide de alta tensão capaz de atirar pequenos objetos à distância, imitando um pequeno canhão dos tempos antigos.

O solenóide é ligado em série com uma lâmpada de 40 a 60 W para limitar a corrente e evitar seu superaquecimento, conforme mostra a figura 1 em que temos o seu diagrama e a montagem.

 

Figura 1 - Projeto desenhado pelo próprio autor.
Figura 1 - Projeto desenhado pelo próprio autor.

 

O solenóide é formado por 2 000 a 3 000 espiras de fio esmaltado bem fino que pode ser obtido de campainhas, motores ou transformadores fora de uso.

O fio esmaltado deve estar em boas condições, ou seja, com o isolamento perfeito, o que significa que não deve ser obtido de aparelhos "queimados" , com a bobina enegrecida, mas sim de aparelhos que tenham parado de funcionar pelo fato da bobina estar interrompida. O fio esmaltado deve estar ciom a cor marrom clara e sem sinais de estar descascando.

O pequeno solenóide é enrolado num tubinho de papelão ou plástico de pelo menos 0,5 cm de diâmetro para que um parafuso comum de ferro possa deslizar livremente em seu interior.

As extremidades do fio do enrolamento devem estar livres e raspadas para que elas possam ser soldadas ou presas ao restante do circuito.

Um interruptor de pressão, do tipo botão de campainha será usado para fazer o disparo. Montando da forma indicada, ao se pressionar esse botão, o parafuso deve ser puxado com força para o interior do solenóide atirando longe um eventual projétil (grão de feijão, por exemplo).

O alcance depende de diversos fatores como a habilidade na construção, fio usado, etc. Observe uma boa inclinação da bobina (solenóide) para que o parafuso volte à sua posição inicial quando S1 for desligado.

Lembre que esse circuito é alimentado diretamente pela rede de energia e que qualquer contacto com partes expostas pode causar choque. Ao usar o aparelho não pressione por um instante apenas S1. Não o deixe pressionado por muito tempo, pois isso causa um aquecimento da bobina.

Maior potência será obtida com lâmpadas maiores. Nunca use lâmpadas eletrônicas no circuito nem faça sua cnexão direta à rede de energia.

 

X1 - Lâmpada de 40 a 75 W

X2 - Solenóide - ver texto

S1 - Interruptor de pressão

Diversos:

Cabo de força, fio esmaltado, soquete para a lâmpada incandescente, fios esmaltados, parafuso de 5 cm ou mais de comprimento, fios, solda, etc.