Os dínamos de bicicleta consistem numa excelente fonte de energia alternativa quando acoplado aos mais diversos sistemas mecânicos. Podemos ligá-los à rodas d'água, geradores eólicos e outros sistemas mecânicos capazes de fornecer energia para seu movimento.
No entanto, um dos problemas dos dínamos comuns é que sua tensão de saída não é regulada variando conforme a velocidade, entre 0 e mais de 15 V, conforme o tipo.
Para a alimentação de qualquer tipo de equipamento eletrônico, um excesso de tensão ou uma tensão instável é perigosa, podendo causar sua queima.
Assim, o nosso simples projeto consiste num regulador de tensão para dínamos, capaz de trabalhar com correntes de até 1 A e fornecer uma tensão de 6 V fixa, quando a entrada variar entre 8 e 15 V. Com o uso de outros circuitos integrados podemos obter outras tensões de saída.
O circuito completo do estabilizador de tensão integrado para dínamos é mostrado na figura 1.
O circuito integrado deverá ser montado num radiador de calor e C1 é um capacitor que serve como reservatório de energia de modo a eliminar as oscilações de velocidade do dínamo, conforme mostra o gráfico da figura 2.
Observe que o dínamo tem um sentido correto de rotação para fornecer a tensão com a polaridade necessária à alimentação do circuito. Veja também que precisamos pelo menos 2 V acima da tensão de saída do regulador para que o circuito integrado funcione convenientemente em sua função.
Capacitores de entrada de 2 200 µF a 47 000 µF podem ser usados. Quanto maior, melhor será a estabilidade da tensão de saída, quando diante de oscilações grande da rotação do dínamo.
Observamos também que pequenos motores elétricos com imãs permanentes também funcionam como dínamos podendo fornecer energia quando forem acoplados a um sistema que os faça girar. A potência fornecida vai depender do motor, assim como a sua tensão de saída.
Na figura 3 temos o aspecto final da montagem.
Faça testes medindo a tensão de saída e eventuais oscilações antes de ligar qualquer equipamento eletrônico sensível a esse gerador.
D - dínamo comum de bicicleta ou motor DC
D1 - 1N4004 ou equivalente - diodo de silício
C1 - 2 200 µF a 47 000 µF x 35 V - capacitor eletrolítico
CI-1 - 7806 (ou outro conforme a tensão de saída) - circuito integrado regulador de tensão
C2 - 10 µF x 12 V - capacitor eletrolítico
R1 -4,7 k ? x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, vermelho - opcional
LED - LED vermelho comum - opcional
Diversos:
Fios, sistema mecânico, ponte de terminais, solda, dissipador para o circuito integrado, etc.