Em muitas aplicações podemos usar trimpots ou potenciômetros de valores diferentes dos recomendados,sem muitos problemas. Existem duas possibilidades, a primeira mostrada na figura 1.
a)Podemos usar um potenciômetro ou trimpot maior do que o original na função de ajustes. Quando ele é ligado como reostato (dois terminais são interligados e o terceiro desligado). Neste caso, o que se altera nos resultados finais é apenas a maior facilidade com que se obtém o ponto de ajuste. Se usarmos um trimpot de 100k no lugar d um de 47k, por exemplo, o ajuste do ponto ideal de funcionamento pode ser conseguido com um pouco mais de dificuldade, por ser uma faixa mais estreita, conforme mostra a figura 2.
b)Podemos usar um potenciômetro ou trimpot menor desde que seja ligado em série um resistor de valor tal que, somado ao do trimpot ou potenciômetro usado resulte no valor original, conforme mostra a figura 3. Ligamos então um resistor de 47k em série com um trimpot ou potenciômetro de 47k para substituir um trimpot ou potenciômetro de 100k.
Obs: este procedimento não é válido para os casos em que ocorram alterações de polarização.