Um dos osciladores RC mais tradicionais, indicado para a produção de sinais de baixas freqüências (fração de hertz até 100 kHz aproximadamente) é o que faz uso de um transistor NPN e um PNP. No circuito simulado, mostrado na figura 1, a freqüência é da ordem de alguns quilohertz, sendo determinada por R1 e C1.
Estes componentes podem ser alterados numa ampla faixa de valores. Na verdade, para um oscilador variável, recomendamos trocar R1 por um resistor de 10 k ohms em série com um potenciômetro de 100 k a 1 M. A alimentação pode ser feita com tensões de 6 a 12 V e como carga podemos utilizar transdutores de baixa impedância como tweeters, alto-falantes, bobinas, etc. O transistor Q2 admite equivalentes como os BC558,BD135 e TIP42. Estes
Últimos são recomendados para o caso de alimentação acima de 9 V quando devem ser dotados de dissipadores de calor.
Figura 1 – Circuito com transistores NPN e PNP para gerar sinais de baixas freqüências.
Com capacitores acima de 1 uF o circuito pode gerar sinais intervalados ou pulsos funcionando como um metrônomo. Na figura 2 temos a forma de onda visualizada no osciloscópio virtual do Multisim.
Uma característica importante deste circuito é a boa potência de saída que se consegue possibilitando a obtenção de som de intensidade elevada num alto-falante utilizado como carga.
Figura 2 – Sinal gerado pelo circuito visualizado no osciloscópio do Multisim.
Para utilizar este circuito como parte de outros projetos no Multisim, clique aqui e baixe a simulação e a netlist.