Apresentamos um circuito simples de um pré-amplificador de áudio com um ganho aproximado de 1500 vezes, com uma entrada de alta impedância e uma saída de baixa impedância. Com um sinal de 20 mV na entrada este circuito fornece um sinal de saída de 15 V. Este ganho depende do resistor R1em relação a R4.R1 pode ter seu valor alterado. Quanto menor R1, menor o ganho. Na figura 1 temos a forma de onda do sinal de 2 kHz aplicado na entrada e o sinal obtido na saída.
O sinal inferior com 10 mV por divisão é o sinal de entrada (20 mV pico a pico) e o sinal superior com 5 V por divisão (30 V pico a pico) é o sinal de saída.
A fonte de alimentação não precisa ser simétrica e amplificadores operacionais equivalentes podem ser utilizados. Clicando na simulação tanto no gerador de funções ligado à entrada como no osciloscópio o leitor pode experimentar alterar diversas características do circuito.
Pode, por exemplo, verificar o funcionamento numa ampla faixa de freqüências e com uma ampla faixa de ganhos. Lembrando sempre que, para um amplificador operacional comum, o ganho cai com o aumento da freqüência. O corte, ponto em que a resposta deixa de ser plana, ocorre em função do ganho selecionado.
Abaixo temos o diagrama que pode ser obtido clicando aqui, para baixar a simulação no Mulsitim e também a Net list.
Observamos ainda que o resistor R4 determina a impedância de entrada, também estando relacionado com o ganho.