Neste tipo de oscilador uma rede RC formada por três capacitores e três resistores desloca a fase do sinal de modo a invertê-la e com isso tornar possível uma realimentação positiva que mantém as oscilações. No circuito da figura 1, os resistores R e os capacitores C formam esta rede, determinando a frequência de oscilação. A alimentação pode ser feita com tensões entre 9 e 12 V. Para os valores dos componentes, a frequência estará na faixa de áudio. Através da simulação, pode-se alterar os capacitores de modo a se obter a frequência desejada. Observe, entretanto que os capacitores C devem sempre ter o mesmo valor. O transistor pode ser qualquer um de uso geral. O sinal obtido na saída tem boa intensidade como será possível visualizar pelo osciloscópio virtual do Multisim.
Figura 1 – Circuito do oscilador por deslocamento de fase.
Circuitos deste tipo são ideais para se gerar sinais senoidais de baixas frequências. Na simulação é preciso esperar um pouco para que as oscilações tenham início. A forma de onda do sinal gerado é mostrada no osciloscópio virtual do Multisim, na figura 2.
Figura 2 – Forma do sinal gerado.
Clique aqui para obter a simulação e a netlist estão disponíveis pra utilização em outros projetos ou ainda otimização do circuito para uma aplicação.