Com os LEDs brancos se tornando cada vez mais acessíveis e apresentando rendimentos elevados é possível utilizá-los em iluminação, inclusive com alimentação a partir da rede de energia. Na figura temos o circuito básico para a alimentação de um conjunto de até 25 LEDs brancos ligados em série, obtendo-se assim uma iluminação ambiente de boa intensidade. O circuito é mostrado para uma alimentação de 110 V, no entanto, com os mesmos procedimentos de cálculo descritos a seguir, ele pode ser usado na rede de 220 V e até mesmo com outras tensões, disponíveis no secundário de transformadores. Para calcular o valor de R, partimos da idéia básica de que cada LED apresenta uma queda de tensão em funcionamento de 3 V, e vamos alimentá-lo com uma corrente de 20 mA. Assim, para calcular o valor de R, procedemos da seguinte forma, tendo por ponto de partida que a tensão de pico no retificador de onda completa, com uma tensão de entrada de aproximadamente 110 V é de 160 V.

a) Multiplicamos o número de LED por 3 para saber qual vai ser a queda de tensão no conjunto alimentado. Supondo que vamos alimentar 20 LEDs temos:

 

Vled = 3 x 20 = 60 V

 

b) Subtraímos esse valor da tensão de pico no retificador, para obter assim a tensão que aparece sobre o resistor R.

 

Vr = 160 – 60 = 100 V

 

c) Dividimos o valor da queda de tensão no resistor, obtida no passo anterior, pela corrente no conjunto de LEDs, para obter sua resistência.

 

R = V/I = 100/0,02 = 5 000 ohms

 

d) A dissipação é obtida multiplicando-se a tensão no resistor pela intensidade da corrente:

 

P = 100 x 0,02 = 2 W

 

Para termos uma boa tolerância com resistor de valor comercial, podemos usar um resistor de fio de 4,7 k ohms x 4 W ou 5 W. Dentre as aplicações adicionais para esse circuito podemos destacar a decoração, caso em que LEDs de cores diferentes podem ser usados, observando-se sua tensão, e iluminação de painéis de instrumentos ou de avisos.