Uma configuração equivalente à normalmente obtida com lâmpada neon, transistores unijunção, PUTs e outros dispositivos de resistência negativa, pode ser elaborada com base em dois transistores complementares de uso geral (NPN-PNP). . Este oscilador se presta à produção de sinais dente de serra e pulsos em freqüências até algumas dezenas de quilohertz. A freqüência é dada por R1 e C1. Para um controle da freqüência pode-se trocar R1 por um resistor de 10 k ohms em série com um potenciômetro de 1 M ohms. Não se recomenda R1 menor do que 4,7 k ohms. Os transistores podem ser equivalentes como o BC547/BC557. Na figura 1 o circuito completo do oscilador simulado no Multisim.
Figura 1 – Circuito completo do oscilador de relaxação.
A tensão de alimentação recomendada está na faixa dos 9 aos 18 V e o consumo é bastante baixo, possibilitando o uso de bateria. As formas de onda dente de serra e pulsos podem ser visualizadas no osciloscópio virtual do Multisim, conforme mostra a figura 2.
Neste circuito, o capacitor C1 carrega-se através de R1 até ser atingida uma tensão que faz Q1 conduzir e com isso polarizar Q2 também no sentido da condução. Quando isso ocorre, Q2 também conduz e produz uma realimentação que dispara o circuito fazendo com que o capacitor C1 descarregue rapidamente através de R4, produzindo assim o pulso de saída.
Em lugar de R4 pode ser ligado um LED em série com o resistor ou ainda um alto-falante ou transdutor para produção de sinais autíveis.
Figura 2 – Pulsos e forma dente de serra obtidas no circuito.
Para utilizar este circuito em outros projetos no Multisim, ou alterar os calores dos componentes disponibilizamos a simulação e a netlist.