A configuração mostrada na figura é uma das mais tradicionais quando se deseja produzir sinais na faixa que vai de 30 MHz a 800 MHz. A frequência máxima que pode ser obtida deste circuito depende apenas do transistor usado e da bobina. A alimentação pode ser feita com tensões a partir de 6 V e o consumo da etapa osciladora é bastante baixa. Os capacitores usados devem ser todos cerâmicos. O capacitor C1, que proporciona a realimentação para manter as oscilações, depende da frequência. Assim, na tabela seguinte damos as características deste componente e da bobina para diversas faixas de frequências.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Observamos que para que as frequências mais altas sejam alcançadas o layout da placa é muito importante, pois qualquer trilha mais longa representa indutância e capacitância adicional capaz de afetar o funcionamento do circuito.

Transistores como os BF254, BF494, BF495 alcançam até os 200 MHz. nesse circuito. Para frequências maiores sugerimos o uso do BF579, BF689K ou BF979 que chegam facilmente aos 800 MHz.