Os PUTs ou Programmable Unijunction Transistor (Transistores Programáveis Unijunção) são dispositivos de resistência negativa semelhantes aos SCRs mas que podem ter a tensão de disparo programada por uma rede resistiva (R3 e R5 no circuito). Estes dispositivos podem ser utilizados em osciladores de relaxação semelhantes aos elaborados com transistores unijunção (UJT) comuns e lâmpadas neon. O circuito apresentado na figura 1 mostra um circuito deste tipo utilizando um PUT dos mais comuns que é o 2N6028.
Figura 1 – Oscilador de relaxação com PUT
A freqüência de operação do circuito é determinada por R1 e C1 e na prática seu limite está em torno de algumas dezenas de quilohertz. No circuito temos duas formas de onda importantes. A forma de onda dente de serra na rede RC e a forma de onda que consiste em pulsos obtida no catodo do PUT. Estas duas formas de onda são visualizadas na figura 2, utilizando o osciloscópio virtual do Multisim.
O circuito pode ser alimentado com tensões de 9 a 15 V e a tensão de disparo pode ser modificada pela alteração de R3 e R5. Equivalentes ao PUT utilizado podem ser experimentados.
Uma aplicação interessante para a configuração é com finalidade didática no estudo do projeto de osciladores de relaxação.
Figura 2 – Formas de onda no circuito. Dente de serra em RC e pulsos no catodo do PUT.
Para os que desejarem alterar o circuito damos a simulação e a netlist.