O amplificador apresentado utiliza um JFET e tem uma elevadíssima impedância de entrada. O ganho é suficiente para levar um sinal de 50 mV a uma amplitude de 1,5 V (300). A alimentação é feita com uma tensão de 12 V e a impedância de saída baixa, podendo excitar normalmente a maioria dos amplificadores de potência comuns. Na figura 1 temos o circuito completo simulado no Multisim.



Figura 1 – Circuito completo do pré-amplificador de alta impedância de entrada.

Como o ganho é elevado e a impedância de entrada muito alta é preciso tomar cuidado com o layout da placa e blindagem dos cabos de entrada para que não ocorra a captação de zumbidos. Qualquer JFET pode ser utilizado e para Q2 pode ser utilizado qualquer transistor NPN de uso geral.

O consumo do aparelho é muito baixo possibilitando a utilização de uma bateria de 9 V como fonte de alimentação, numa unidade totalmente portátil. Na simulação aplicamos um sinal de 1 kHz na entrada, observando-se a boa fidelidade do amplificador no sinal de saída que aparece com a fase invertida. A figura 2 mostra a imagem obtida na simulação com o uso do osciloscópio virtual.


Figura 2 – Imagem obtida dos sinais de entrada e saída no osciloscópio virtual do Multisim.

Clique aqui para obter a simulação e netlist.