- “Estou planejando montar um sistema de controle microcontrolado para meu projeto de formatura, mas não sei que microcontrolador escolher? Tem alguma sugestão?”
- Para trabalhar com um microcontrolador devemos levar em conta diversos fatores. O primeiro é a possibilidade de termos uma ferramenta de desenvolvimento acessível e barata. Não adianta nada ter uma família de microcontroladores poderosos que usem uma ferramenta cara e difícil de obter.
- O segundo fator a ser levado em conta a disponibilidade do microcontrolador que vai ser usado. Sempre leve em conta que você vai precisar comprar mais de um para seu projeto, pois algo anormal sempre pode ocorrer e eventualmente você vai desejar ter mais de um protótipo.
- Depois disso, leve em conta a facilidade que você tem de aprender a programação desse microcontrolador. Cada microcontrolador “fala uma língua”, ou seja, possui um set de instruções que você precisa aprender a usar para programá-lo. Se você já tem noção de algum tipo de microcontrolador, dê preferência a ele, pois será mais fácil avançar.
- Finalmente leve em conta se o microcontrolador que você escolheu tem um bom suporte, ou seja, a possibilidade de você acessar gente que lhe tire as dúvidas ou ainda que exista algum fórum ou grupo na internet no qual você possa ingressar para compartilhar e resolver seus problemas.