Um componente moderno de grande utilidade nos projetos é o regulador de tensão da série AMS117. Disponível em tensões de 1,5 a5,0 V e na versão ajustável, ele pode fornecer correntes de até 800 mA, sendo ideal para aplicações que envolvam microcontroladores. Neste artigo, descrevemos este componente e suas aplicações.

Reguladores lineares de tensão do tipo com baixa queda de tensão ou LDO (Low Drop Output) consistem numa solução simples e barata para circuitos de fonte de alimentação.

Destacamos neste artigo os reguladores da série AMS1117 da Advanced Monolithic Systems que podem ser adquiridos na Curto Circuito no link abaixo: AMS1117 - https://www.curtocircuito.com.br/regulador-de-tensao-linear-3-3v-ams1117-3-3.html .

O componente pode ser encontrado em dois tipos de invólucros, SOT-223 e TO252 com a pinagem e aspecto mostrados na figura 1.

 

Figura 1 – Pinagem e aspecto
Figura 1 – Pinagem e aspecto

 

O que determina a tensão de saída ou se ajustável é o sufixo, conforme a tabela dada a seguir:

 


 

 

Os leitores podem acessar o datasheet completo em: https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/49118/ADMOS/AMS1117.html

As principais especificações dessa série de componentes são:

- Tensão máxima de entrada: 15 V

- Regulagem típica: 3 mV (5V x 800 mA0

- Queda de tesão na condução: 1,1 V (típica)

- Corrente mínima de carga: 5 mA (típica)

- Rejeição de ripple: 75 dB (típica)

 

Na figura 2 temos o circuito de aplicação típica para a configuração ajustável.

 

Figura 2 – Regulador ajustável
Figura 2 – Regulador ajustável

 

Conforme podemos observar pelo invólucro, este componente dissipa o calor gerado por uma área cobreada na placa. Assim, esta área pode ser calculada em função de diversos parâmetros, o que é indicada no datasheet. De uma forma geral, esta área terá algo em torno de 2500 mm2 para as aplicações comuns.