Há exatos 60 anos, tivemos o primeiro animatrônico criado pela Walt Disney, que foi utilizado para atrair público em suas feiras. Mas que é um Animatrônico? Podemos dizer que são robôs desenvolvidos para reproduzir o ser humano.
Mas, não só humanos, como também animais ou personagens. São Robôs com o comportamento de um ser vivo, parece estranho, mas dar vida a essas maquinas e fazer o mais fiel possível, são desafios e obstáculos que os engenheiros enfrentam. Temos o Billy Bob (figura 1) um animatrônico da antiga "Show Biz Pizza Place" e o primeiro animatrônico personagem humano desenvolvido foi Abraham Lincoln em 1963. A animatrônica é, portanto, a área da engenharia que trabalha com o projeto, desenvolvimento, construção e operação de animatrônicos. Que tal fazer o nosso Animatrônico?
Vamos recriar um personagem do Minecraft vulgo "Creeper", que foi batizado pelos nossos seguidores do Instagram em uma enquete, com o nome Creeper VanderLIX, como podemos ver na figura 2. E deixo aqui nosso agradecimento a todos que participaram da enquete pelo Instagram, fiquem ligados que sempre estaremos postando novidades em nosso Instagram @vander_lab! Minecraft Sendo sincero para os nossos leitores, tive que pedir ajuda ao meu filho Pedro Otto para entender como funcionava esse jogo!
Pois bem, como jogar um jogo que todo mundo é "quadrado", qual a finalidade disso? Foi então que comecei a entender, que esse jogo eletrônico é de sobrevivência e cooperação, e gostei! Os usuários do jogo precisam adquirir recursos para construção do mundo e mantendo-se vivos, os principais personagens do jogo são o Steve, Alex e o CREEPER, e foi assim que pensamos na construção do nosso Animatrônico Creeper, que foi batizado como Creeper VanderLIX, através da enquete no Instagram!
O kit Como podemos ver na figura 3, a montagem é simples, pois o animatrônico CREEPER é todo "quadrado", podendo ser feito até com caixas de papelão, utilizaremos dois Kits de Robótica da Modelix para esse projeto: Fundamental 1, figura 4, onde é possível trabalhar com placas e peças de encaixe, deixando nossa montagem simples e fácil.
Fundamental 2, figura 4, onde é possível trabalhar com as estruturas, vigas, motor, LED, engrenagem, parafusos e porcas. Deixo o QR-code para uma Live que faremos sobre o projeto, e como sugestão, faremos uma versão com materiais recicláveis, o papelão é um exemplo, não perca!
Montagem
Esta montagem vai ser algo fácil! Como já visto, o Creeper é uma caixa retangular, deixando nossa montagem "OPEN MOUNTING" (montagem aberta), não sei se existe este termo, mais seja um Maker e faça sua versão do projeto. Deixo para nossos projetistas, fotos da parte interna, como podemos ver na figura 5, onde podemos ver com maiores detalhes as estruturas de encaixe e vigas utilizadas, agora ficará bem simples!
O leitor terá que ter um pouco de tempo e paciência para colocar os parafusos e porcas nesta etapa, é as vigas que sustentarão a estrutura. A parte que deu mais trabalho foi a construção da esteira, mais logo chego lá! Vamos continuar com a parte do corpo do nosso animatrônico. Depois de tudo apertado, vamos para a parte da cabeça, onde utilizamos as placas amarelas e as minis placas pretas, para dar um charme a mais, como visto na montagem, que é similar com o corpo figura 6.
Utilizei dois módulos LED que são atuadores da Modelix na cor amarela, que por sinal ficou muito bom, figura 7.
O detalhe se dá no pescoço do nosso CREEPER, onde utilizei as engrenagens do kit para fazer a caixa de redução como mostra a figura 8, o sistema de engrenagem ou caixa de redução foi assunto da edição número 1 da revista Mecatrônica Jovem, onde vale a pena fazer uma revisão para essa montagem.
Na primeira edição, precisávamos de uma caixa de redução para movimentar nosso ROVER VL, já aqui, além de fazer com que ele se movimente, precisamos movimentar a cabeça do nosso Creeper VanderLIX, a nossa solução é, então fazer três caixas de reduções. Precisamos ter baixa velocidade e tração para que ele se mova, para título de curiosidade a montagem final deixou nosso Vander LIX com aproximadamente 2 quilos, na figura 8 temos por menores os detalhes do projeto. "Esse conjunto de engrenagem reduz a velocidade final para o aumento expressivo de torque.
Tendo direta relação entre os tamanhos e os números de dentes da engrenagem, onde nos dá a taxa de redução da velocidade e também o aumento da força obtida. Se acoplarmos ao motor uma engrenagem com 10 dentes e a esta engrenagem uma maior com 50 dentes, teremos uma taxa de redução de 1:5. Poderemos obter uma taxa ainda maior, acoplando
sucessivamente outras engrenagens." Acredito que nos próximos artigos, não entrarei pormenores nesse assunto. Continuando a Montagem Com a caixa de redução pronta (referente a cabeça do VanderLIX), vamos para a outra caixa de redução, que é a parte das esteiras figura 9, com esse par de esteiras montadas, seu animatrônico conseguirá se mover para suas laterais, mostrarei a montagem do lado esquerdo da esteira, sendo o outro lado, mesmo inverso para a montagem.
Seguindo os passos de montagem da coleção de figuras que vão da 10a à 10j, temos na figura 10a a parte da engrenagem sem a esteira, já na figura 10b, temos as três vigar 4x5 para apoiar a placa amarela 4 x 19 cm, onde dará sustentação para o par de rodas dianteira e traseiras, tudo fixados por parafusos, a engrenagem da figura 10c, é a que recebe o pião (engrenagem do motor com 12 dentes) , a figura 10d recebe a engrenagem da figura 10c, e na sequência o eixo da figura 10c recebe o eixo da figura 10e, perceba que o engate do eixo se dá no meio do eixo da figura 10e, onde temos uma engrenagem de 36 dentes, as duas engrenagem maiores, nós utilizaremos para rodar a esteira que está em azul na figura 10a. Na figura 10f, é um apoio com duas engrenagens de 36 dentes com um espaçador, que fizemos para a esteira correr em cima, na figura 10h temos as rodas da parte dianteira do VanderLIX, que são um par de rodas de 6 cm da Modelix e na figura 10i, um par de rodas de 5cm para a parte traseira do nosso animatrônico. Na figura 10j podemos ver o sistema montado.
Esteira A esteira foi algo interessante, de tanto pesquisar, acabamos encontrando um tapete emborrachado com barbantes transversais, que por sinal é muito resistente, onde utilizamos também para nossas montagens de bancada, como podemos ver na figura 11.
Corte duas tiras de 60 x 3.5 cm, para servir de esteira do nosso VanderLIX, utilizamos agulha e linha para costurar a esteira. Depois de costurado, é possível que tenha algum ajuste na parte da esteira, então faça e deixe a esteira bem justa para que a esteira (o tapete que cortamos) não patine, então é só encaixar e seu animatrônico VanderLIX estará quase finalizado, mas por fim, falta as conexões elétricas do nosso Creeper! Elétrica A Modelix disponibiliza em seu kit um joystick (figura 12) para manipulação dos motores mm6 (figura 8), será o que nós utilizaremos para a manipulação desses motores e olhos do nosso Animatrônico Creeper VanderLIX. Utilizaremos ainda um Hub para conexão dos LEDs, tudo está na figura 12, sigas a ordem de conexão da figura e o sentido das cores dos fios, assim os motores e LEDs funcionarão como o esperado.