Um fator de grande importância para a avaliação da qualidade de um amplificador de áudio é o conhecimento da sua curva de resposta. Ela deve ser plana entre pelo menos 100 Hz e 15 000 Hz para um amplificador de boa qualidade. Se a curva não for fornecida pelo fabricante, podemos levantá-la usando apenas dois instrumentos, mais um resistor que deve ter o mesmo valor da impedância de entrada, um resistor com a resistência de saída e dissipação igual à potência. Para esta finalidade precisamos do seguinte equipamento:
a) Gerador de áudio
b) Voltímetro de áudio ou multímetro
Procedimento
A figura abaixo mostra como os diversos elementos para o teste devem ser interligados.
Levantando a Curva de Resposta de um Amplificador
Ajustamos inicialmente o gerador de áudio para uma frequência mínima abaixo do limite audível, em torno de 10 ou 15 Hz. O sinal produzido deve ser senoidal.
Abrimos então o nível do gerador e o volume para termos uma leitura mínima na escala, a agulha do instrumento começa a se mover. A partir daí vamos aumentando a frequência do gerador em passos controlados e vamos anotando no gráfico os valores encontrados.
As frequências escolhidas podem ser, por exemplo, 20 Hz, 50 Hz, 100 Hz, 200 Hz, 500 Hz, 1 kHz, 2 kHz, 5 kHz 15 kHz e 20 kHz.
O gráfico obtido será semelhante ao obtido na figura abaixo. Se nas frequências centrais da faixa houver saturação, reduza a intensidade do sinal e comece novamente os testes desde o início.
Gráfico obtido.