Para determinar a frequência de ressonância ao ar livre de um alto-falante comum será necessário utilizar os seguintes instrumentos:

a) Gerador de áudio (senoidal)

b) Amplificador (até uns 10 W)

c) Voltímetro de áudio ou multímetro de corrente alternada

d) Resistor R1 com aproximadamente 10 vezes o valor da impedância estimada para o alto-falante e uma dissipação de pelo menos 2 W (carbono)

 

O mesmo procedimento também pode ser utilizado para se determinar a frequência de ressonância do alto-falante numa caixa acústica.

 

Procedimento

O arranjo para os testes é mostrado na figura abaixo.

 

 Frequência de Ressonância de um Alto-Falante
Frequência de Ressonância de um Alto-Falante

 

Colocamos inicialmente o gerador de áudio em 1 kHz e ajustamos o volume do amplificador até chegar perto do ponto de saturação, ou seja, em que a distorção começa a ocorrer. Depois voltamos o gerador de sinais ao limite inferior da faixa de frequências e vamos aumentando a frequência ao mesmo tempo em que observamos a agulha do multímetro. Este instrumento deve ser colocado numa escala de CA que possibilite uma leitura confortável.

Quando nos aproximamos da frequência de ressonância a agulha deve subir, alcançando o ponto de máximo exatamente na frequência de ressonância. Basta então ler o valor da frequência diretamente na escala do gerador.

Pode-se perfeitamente usar um gerador de funções em lugar do gerador de áudio e um osciloscópio no lugar do voltímetro, monitorando-se a amplitude da imagem obtida.