O artigo de que tratamos agora foi publicado na revista Eletrônica Total 37 de 1991, sendo parte de uma série que depois resultou num dos livros de maior sucesso “Tudo Sobre Multímetros” É dele que tratamos agora.

 


 

 

Naquela época, o multímetro era ainda um instrumento pouco acessível pelo seu custo, mas o mais importante na bancada de todos os que praticavam eletrônica. Saber como usar o multímetro era fundamental para todos.

No entanto, nos folhetos que acompanhavam os multímetros comerciais pouca informação sobre seu uso era dada e, como hoje, muitas vezes, as traduções dos originais eram falhas.

Assim, uma série de artigos para iniciantes que mostrasse como usar o multímetro corretamente estava fadada ao sucesso e foi o que ocorreu. Tanto que com mais este artigo, começamos a colecionar o material para que um de nossos livros de maior sucesso fosse publicado. Tudo Sobre Multímetros, que vendeu milhares de exemplares.

 

Figura 1 – O livro
Figura 1 – O livro

 

Evidentemente, o livro está esgotado, mas temos a versão moderna “Os segredos no uso do multímetro” (LINK) além de vídeos e artigos na nossa seção de instrumentação.

Naquele artigo ensinamos como usar o multímetro analógico na medida de tensões em circuitos eletrônicos, sabendo como interpretar os resultados. Demos especial ênfase a análise de circuitos transistorizados com alguns diagnósticos de problemas.

O artigo fez sucesso e ainda é atual, pois as técnicas ensinadas são plenamente válidas em nossos dias, para qualquer tipo de circuito.

 

Assista ao Vídeo

https://youtu.be/cbovU8TkzJU