Um dos problemas da escuta de ondas curtas é que algumas estações são captadas com fortes apitos, devidos à proximidade de outras estações, às vezes mais fortes, que provocam o. fenômeno denominado "batimento". Uma solução para a escuta destas estações está na utilização de um filtro de áudio. Este filtro corta os sons agudos dos apitos, clareando assim a recepção. Neste artigo descrevemos a montagem de um filtro deste tipo.
Quando duas estações operam em frequências muito próximas, ou mesmo adjacentes, ocorre um fenômeno que prejudica a escuta de qualquer uma das duas. Parte de seus sinais é combinada, gerando um sinal' de áudio, de frequência mais baixa, que aparece no alto-falante do receptor na forma de um apito agudo.
Na faixa de ondas curtas, em que temos muitas estações operando e suas frequências são bem próximas, este fenômeno ocorre de maneira significativa, sendo um Obstáculo para a escuta das estações mais fracas. O que acontece é que normalmente a estação mais forte "cobre" a mais fraca, com a produção de um ruído que impede a audição do programa de maneira normal.
Uma maneira de reduzirmos os efeitos do apito está na utilização de um filtro de áudio, que pode ser adaptado em qualquer receptor que possua saída para fones ou mesmo um alto-falante externo. O filtro intercalado entre o receptor e o fone, ou uma pequena caixa acústica, também ajuda a eliminar os fortes estalos que ocorrem por presença de eletricidade estática, e que são bastante desagradáveis principalmente quando escutamos as estações mais fracas.
COMO FUNCIONA
Basicamente nosso filtro consiste numa configuração "PI", ajustável por meio de duas chaves seletoras.
A chave S1 permite trocar as posições da bobina, que nada mais é do que um transformador comum. Na posição em que mais espiras são colocadas no circuito (maior indutância) conseguimos ter um efeito maior no bloqueio dos sinais de altas frequências, deixando, entretanto, que os sinais de baixas e médias frequências passem.
A chave S2 permite a seleção dos capacitores que são colocados em paralelo com o circuito. Estes capacitores têm por finalidade desviar os sinais de altas frequências, evitando que cheguem ao alto-falante ou fone. Quanto maior for o valor do capacitor maior é o desvio dos sinais de altas frequências. Através da chave podemos selecionar capacitores de 47nF a em 5 posições, o que possibilita escolher a filtragem ideal, conforme o nível de ruído da estação captada. Veja que este circuito opera exclusivamente com o sinal que vem do receptor, não havendo necessidade de fonte de alimentação.
MONTAGEM
Na figura 1 temos o diagrama completo do nosso filtro.
Na figura 2 temos o aspecto da distribuição dos componentes e suas ligações. Observe que não precisamos usar chassi nem ponte de terminais, pois os componentes podem ser soldados e fixados na caixa ou entre si (montagem aranha).
Na saída J1 podemos ligar tanto um fone de ouvido de baixa impedância (tipo walkman), para a escuta das estações mais fracas, como também uma pequena caixa acústica.
A entrada é ligada à saída de fone do receptor de ondas curtas. Se o receptor não a possuir podemos adaptar um jaque que retire o sinal do alto-falante do receptor. Este jaque deve ser do tipo circuito fechado, que desliga o alto-falante interno quando o plugue PI for introduzido.
O transformador pode ser de qualquer tipo, com secundário de 6 a -12V e corrente de 50 a 250mA. Você pode até fazer experiências com os tipos que possui, para verificar sua atuação no circuito.
A chave S1 é de 1 polo x 2 posições, enquanto que S2 é do tipo rotativo de 1 polo x 5 posições. Você pode usar chaves de mais posições, acrescentando capacitores de outros valores, ou mesmo chave de mais polos, deixando as seções adicionais livres.
Os capacitores usados devem ser de poliéster, cerâmica 'ou mesmo styroflex, e os valores não são críticos, assim como as tensões de trabalho.
PROVA E USO
Para a prova, basta ligar o aparelho e sintonizar uma estação de ondas curtas com sinal fraco. Depois seleciona-se em S1 e S2 as posições que permitam eliminar os ruídos e interferências, com a obtenção de um som mais claro.