Em seu Application Report SLAA503 de julho de 2011 a Texas Instruments descreve o modo de se controlar um motor BLDC de 3 fases usando o seu microcontrolador MSP430. Neste artigo fazemos uma breve descrição do conteúdo daquele documento que pode ser obtido na integra no endereço HTTP://www.ti.com/lit/zip/slaa503.

Os motores trifásicos de corrente contínua do tipo BLDC possuem imãs permanentes num rotor e uma armadura fixa. Um circuito eletrônico é usado para a comutação do motor que não faz uso de escovas. Esses motores apresentam muitas vantagens em relação aos motores convencionais com escovas, como a velocidade maior, mais torque e uma vida mais longa, já que não existe o desgaste de escovas.

O controle desses motores é feita por um controlador que a partir da posição do rotor determina o momento em que deve ser feita a comutação. São usados sensores hall para monitorar a posição do rotor e assim fornecer ao circuito as informações necessárias à comutação.

A Texas Instruments apresenta neste artigo uma solução para controle desses motores usando seu microcontrolador MSP430.

Na figura 1 temos um diagrama que se baseia no controle sem realimentação (open loop) para se controlar a velocidade do motor através de um circuito PWM diretamente atuando sobre os enrolamentos.

 

Figura 1 – Diagrama de um controle open-loop
Figura 1 – Diagrama de um controle open-loop

 

A implementação feita a partir de um microcontrolador MSP430 é mostrada na figura 2.

 

Figura 2- Implementação com o MSP430 da Texas Instruments
Figura 2- Implementação com o MSP430 da Texas Instruments

 

No circuito apresentado a tensão de controle de velocidade é fornecida por um potenciômetro. Essa tensão é aplicada ao ADC do MSP430 que a digitaliza de modo a fornecer a informação. Os sensores hall fornecem ao comutador de 3 fases implementado no MSP430 a informação sobre a posição do rotor. Com essa informação e a obtida do controle o MSP430 fornece os sinais de controle para o driver do circuito e depois para os MPSFTEs de potência que o alimentam o motor.

Na figura 3 temos os sinais digitais obtidos nesse controle.

 

Figura 3 – Sinais digitais do circuito.
Figura 3 – Sinais digitais do circuito.

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