Eis um projeto bastante interessante para os que gostam de efeitos especiais de som, para implementar efeitos luminosos em robôs ou ainda para conjuntos de sons e para ser ligado em amplificadores de instrumentos musicais: uma barra de LEDs que corre acendendo no ritmo do som que está sendo reproduzido. De montagem relativamente simples, como a maioria dos projetos que publicamos nessa revista, ele utiliza componentes de baixo custo e fácil obtenção.
As barras de LEDs ou indicadores Bargraph são encontrados em muitos equipamentos de som comerciais tais como CD-players, equipamentos 3-em-1, e mesmo em som automotivo. Eles consistem naquelas barras de LEDs, cujo número varia de 4 a 16 que correm ao ritmo do som que está sendo reproduzido, conforme mostra a figura 1.
Os LEDs podem ser todos da mesma cor ou ter cores diferentes, e num sistema estereofônico teremos dois conjuntos, um piscando para cada canal.
O projeto que apresentamos é de uma barra de LEDs, em princípio para 5 LEDs, mas pode ser expandida, que funciona tanto ligada na rede de energia com fonte que descreveremos, como alimentada por 12 V da bateria, se for usada em som automotivo.
O circuito utiliza transistores comuns e por isso é de fácil elaboração e baixo custo, se bem que existam circuitos integrados dedicados que realizem a mesma função, mas que dependendo do local em que o leitor estiver, podem ser mais difíceis de obter.
A adaptação em qualquer equipamento de som é extremamente simples: ele é ligado em paralelo com qualquer um dos alto-falantes do sistema e possui um ajuste de sensibilidade.
Como Funciona
Cinco transistores NPN de uso geral possuem como carga em seus coletores LEDs comuns com resistores limitadores de 1,5 k ? ligados em série.
A polarização da base de cada transistor, que comanda sua condução, vem de outros cinco resistores que são ligados a um conjunto de 4 diodos e um resistor (R7) que formam uma referência de tensão escalonada.
Assim, qual dos transistores vai conduzir depende da tensão aplicada a esta rede de referência.
Se aplicarmos uma tensão baixa, temos tensão apenas para que o primeiro transistor do lado inferior (Q5) conduza e dessa forma, apenas o LED acende.
Se a tensão for um pouco maior, a tensão na base de Q4 já chega a um valor em que ele pode conduzir e com isso o LED4 também acende.
Progressivamente, se a tensão for subindo, mais transistores podem conduzir até que no ponto máximo, todos os 5 transistores conduzem e portanto todos os LEDs acendem, conforme mostra a figura 2.
O nome barra de LED ou Bargraph vem do fato de que, quando a tensão varia o acendimento de maior ou menor quantidade de LEDs enfileirados, lembrar o movimento de uma barra luminosa.
O sinal para o circuito vem de um transformador que, além de isolar o circuito do aparelho de som do circuito da Barra de LEDs, também modifica a impedância do sinal.
Passando por um ajuste de sensibilidade que é P1, o sinal de áudio é retificado e filtrado por C1.
O valor de C1 determina a inércia da barra ou sua resposta de freqüência. Com um capacitor de valor mais baixo, o circuito tende a responder mais aos sons agudos, enquanto que com um valor maior tende a responder aos sons mais graves.
Valores entre 47 nF e 10 µF podem ser experimentados.
Uma idéia interessante para os leitores que desejarem ter um efeito maior, é montar três unidades com valores diferentes de capacitores de modo que uma responda aos graves, outra aos sons médios e finalmente a terceira, aos agudos.
O resistor R8, na entrada do circuito tem um valor que depende da potência do som com que o aparelho vai funcionar, conforme a seguinte tabela:
Potência (W) | Rx |
---|---|
0 - 5 | - |
5 - 10 | 47 ? x 1 W |
10 - 25 | 100 ? x 1 W |
25 - 50 | 220 ? x 1 W |
50 - 100 | 470 ? x 2 W |
100 - 250 W | 1k x 2 W |
Potências em W rms. Para obter os W rms a partir da potência PMPO divida por 4.
MONTAGEM
Na figura 3 damos o diagrama completo do sistema de barra de LEDs para a versão que usa 5 LEDs.
Uma sugestão de placa de circuito impresso com os LEDs montados separados é mostrada na figura 4.
Se o leitor usar barras de LEDs já integradas com esses componentes, deve modificar o desenho da placa de circuito impresso de acordo com os terminais de ligação.
O transformador T1 pode ser qualquer transformador pequeno de força com primário de 110 V e secundário de 5 a 9 V com corrente máxima de 250 mA. O enrolamento de baixa tensão é ligado ao resistor R8 e à entrada do circuito.
Os transistores admitem equivalentes e os LEDs podem ser de qualquer cor. Se forem usados LEDs tipo "jumbo" ou maiores, que suportam maior corrente e têm maior brilho, os resistores de R9 a R13 podem ter seus valores reduzidos para até 560 ?.
Os diodos são de uso geral e admitem equivalentes.
O conjunto pode ser montado numa caixa com o controle de sensibilidade no painel frontal, conforme mostra a figura 5.
Para conexão ao aparelho de som podem ser usados fios comuns.
Na figura 6 damos o diagrama de uma fonte de alimentação de 12 V que pode alimentar até 6 circuitos como o indicado.
O circuito integrado regulador de tensão deve ser dotado de um radiador de calor se mais de dois circuitos barra de LEDs forem alimentados.
Prova e Uso
Para testar basta ligar a entrada do circuito à saída de fones de um rádio portátil ou mesmo CD-player.
Ligue os dois aparelhos (fonte de som e barra de LEDs) e ajuste P1 até que os LEDs comecem a piscar.
Comprovado o funcionamento é só ligar o aparelho em paralelo com os alto-falantes do sistema de som, conforme mostra a figura 7.
Ajuste o controle de sensibilidade para obter os efeitos desejados sempre que modificar o volume da fonte de sinal.
Semicondutores:
Q1 a Q5 - BC547 ou BC548 - transistores NPN de uso geral
D1 - 1N4002 - diodo de silício
D2 a D5 - 1N4148 - diodos de uso geral
LED1 a LED5 - LEDs vermelhos comuns ou de qualquer cor.
Resistores: (1/8W, 5%)
R1 - 1 k ? - marrom, preto, vermelho
R2 a R6 - 10 k ? - marrom, preto, laranja
R7 - 47 ? - amarelo, violeta, preto
R8 - ver texto
R9 a R13 - 1,5 k ? - marrom, verde, vermelho
P1 - 10 k ? - potenciômetro lin ou log
Capacitor:
47 nF a 10 µF - ver texto
Diversos:
T1 - Transformador - ver texto
F1 - 1 A - fusível
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios, solda, etc.