Com o circuito que apresentamos neste artigo é possível retransmitir o sinal de um controle remoto comum, passando-o para outro quarto. Com isso será possível controlar o video-cassete ou DVD da sala a partir do quarto, usando o controle remoto comum. O circuito é alimentado por 9 V e tem excelente sensibilidade graças ao uso de um módulo IR.
Muitas pessoas têm o DVD ou VCR na sala e costumam ver os programas no quarto, transmitindo o sinal remotamente através de cabo, conforme mostra a figura 1.
O principal inconveniente deste procedimento está na impossibilidade de se usar o controle remoto do VCR ou DVD a partir do quarto, pois os sinais infravermelhos que não "fazem curvas".
Uma idéia interessante é justamente a de se usar um "retransmissor" para os sinais infravermelhos, conforme mostra a figura 2.
Os sinais emitidos pelo controle remoto são recebidos pelo dispositivo e depois de amplificados retransmitidos para o aparelho que deve ser controlado, o VCR ou aparelho de DVD.
Essa é justamente a finalidade do projeto que descrevemos.
Como Funciona
O receptor é um módulo infravermelho comum, do tipo que pode ser encontrado em muitos equipamentos que fazem uso dessa técnica de controle remoto.
Existem vários tipos de módulos à venda que podem ser experimentados. Esses módulos possuem um foto-diodo e um circuito amplificador com um ganho bastante elevado.
O sinal obtido na saída do sensor passa por um buffer inversor CMOS antes de ser aplicado à base de um transistor amplificador.
Observe que a alimentação para o módulo é feita com uma tensão de 5 V obtida de um circuito integrado regulador de tensão.
O transistor excita um LED emissor infravermelho e um LED vermelho comum.
A finalidade do LED vermelho comum é servir de monitor, indicando se o sinal do controle remoto está sendo recebido e repassado para o aparelho remoto.
A alimentação do setor de potência que alimenta os LEDs pode ser feita por uma pequena fonte que não precisa ser estabilizada, como a mostrada na figura 3.
Como o consumo do setor em que o 7805 alimenta é muito baixo não será necessário dotar esse circuito integrado de radiador de calor.
Montagem
Na figura 4 mostramos o diagrama do setor principal do aparelho.
A disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso é mostrada na figura 5.
O sensor não precisa de elementos ópticos adicionais pois já é feito para este tipo de aplicação.
Para o LED emissor podemos usar um tubo diretor para melhorar sua ação e até mesmo uma lente convergente. O alcance estimado do circuito estará entre 5 e 7 metros, dependendo da correta orientação do LED emissor e de sua potência.
Em princípio qualquer LED emissor infravermelho pode ser usado nesta aplicação.
Os demais componentes não são críticos. Observe apenas a polaridade daqueles que a possua.
Prova e Uso
Para testar o circuito posicione-o de forma indicada de modo que o VCR ou DVD não possa receber o sinal do controle remoto.
Aponte o controle remoto para o sensor do aparelho extensor e experimente suas diversas funções. Os aparelhos controlados devem responder aos comandos.
Uma vez verificado o funcionamento o sistema pode ser instalado definitivamente. Existem duas possibilidades para isso.
Uma delas, a que ilustramos no início do artigo, é aquela em que o aparelho fica na linha de visão tanto do controle remoto como do aparelho controlado.
A outra possibilidade é quando o aparelho controlado está longe e não é possível instalar o repetidor de modo que fique na linha de visão dos dois.
Nesse caso, conforme mostra a figura 6, temos de instalar o LED emissor infravermelho longe do circuito, mas apontado para o aparelho controlado.
Semicondutores:
CI-1 - 7805 - regulador de tensão, circuito integrado
CI-2 - 4049 - Inversor CMOS, circuito integrado
CI-3 - IR - módulo infravermelho - ver texto
Q1 - BC548 - transistor NPN de uso geral
LED1 - LED vermelho comum
LED2 - LED infravermelho
Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 - 3,3 k ? - laranja, laranja, vermelho
R2 - 10 k ? - marrom, preto, laranja
R3 - 33 ? x 1 W - laranja, laranja, preto
R4 - 1 k ? - marrom, preto, vermelho
Capacitores:
C1 - 100 µF x 12 V - eletrolítico
C2 - 100 nF - poliéster
Diversos:
Fonte de alimentação, placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios, solda, etc.