Você pode ter um som no volume que desejar no fone de ouvido de seu rádio FM ou walkman, quando ver seus programas favoritos de TV até altas horas da noite, sem incomodar as outras pessoas de sua casa ou mesmo vizinhos. Basta transmitir o som de seu televisor para qualquer receptor de FM com fone, usando o aparelho que descrevemos neste artigo e que pode ser adaptado em qualquer aparelho comum.

Obs.: este artigo é de 1992

Muitos televisores possuem saídas de fones de ouvido para os que desejam uma escuta particular em altas horas da noite ou em condições em que não se deseja incomodar outras pessoas.

No entanto, o maior inconveniente deste sistema é o comprimento do cabo do fone que não pode ser suficiente para o usuário garantir seu uso cômodo.

Uma maneira muito mais interessante de usar o sistema seria com a eliminação do fio e isso é possível transmitindo o som do televisor até um rádio FM ou walkman que possua fone de ouvido, conforme sugere a figura 1.

 

Figura 1 – A ideia básica do sistema
Figura 1 – A ideia básica do sistema | Clique na imagem para ampliar |

 

 

É exatamente isso que propomos neste artigo: adaptado em qualquer televisor comum, nosso transmissor envia o sinal até uma distância de algumas dezenas de metros possibilitando assim a sua escuta em fone (ou mesmo sem fone) num rádio comum de FM.

Outra possibilidade de uso interessante, já que o alcance doméstico pode chegar aos 30 metros, é que pessoas em outras dependências não deixem de acompanhar seus programas preferidos (pelo menos o som) usando para isso um rádio em outro ponto da casa.

O aparelho pode ser adaptado em qualquer televisor aproveitando inclusive energia de sua fonte e tem um alcance da ordem de 30 metros. Sua montagem é simples e ele pode operar em qualquer ponto livre da faixa de FM.

 

 

CARACTERÍSTICAS

  • Tensão de alimentação: 6 V
  • Tensão de entrada: 9 a 20 V
  • Corrente: 20 mA (tip)
  • Alcance: 30 metros (tip)
  • Freq. de operação: 88-108 MHz

 

 

COMO FUNCIONA

O circuito é muito simples: o sinal tirado antes do controle de volume do televisor é aplicado ao circuito transmissor via P1.

P1 permite ajustar o nível de modulação de modo que tenhamos uma recepção sem distorção. Um sinal que sature o transmissor, modulando-o em mais de 100% causaria forte distorção no receptor.

O transmissor é simplesmente um transistor que oscila numa frequência livre da faixa de FM. Podemos usar o BF494 ou qualquer equivalente já que não precisamos mais do que alguns miliwatts para cobrir a distância desejada.

L1 e CV determinam a frequência de operação e C3 proporciona a realimentação que mantém as oscilações.

A antena é um simples pedaço de fio de 10 a 30 cm esticado. Juntamente com o circuito a antena pode ser fixada em algum espaço livre na tampa traseira do receptor de TV.

A alimentação estável vem de um 7806 que tem na saída um capacitor de filtro e desacoplamento de 100 uF e um capacitor cerâmico de 100 nF para desacoplar os sinais de RF, já que os eletrolíticos não servem para sua finalidade em vista da sua construção levemente indutiva.

A entrada do 7806 pode ser feita com tensões de 9 a 20 V, obtidas de qualquer ponto favorável do aparelho de TV. Como o consumo de corrente da unidade é muito baixo, não haverá perigo de sobrecarga com a ligação deste circuito.

Evidentemente, o ponto escolhido deve ter uma estabilidade de tensão e filtragem.

 

 

MONTAGEM

Começamos por diagrama completo do retransmissor na figura 2.

 

   Figura 2 – Diagrama do transmissor
Figura 2 – Diagrama do transmissor | Clique na imagem para ampliar |

 

 

A disposição dos poucos componentes usados numa pequena placa de circuito impresso é mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Placa para a montagem
Figura 3 – Placa para a montagem | Clique na imagem para ampliar |

 

 

CV é um trimmer comum de 2-20 pF ou 3-30 pF, enquanto que L1 é obtida enrolando-se 4 espiras de fio rígido comum (22) em um lápis como referência com uma tomada na segunda ou terceira espira para antena.

Esta antena, é um pedaço de fio rígido de 10 a 30 cm. Os capacitores são todos cerâmicos exceto C5 que é um eletrolítico para 6 V ou mais de tensão de trabalho.

O transistor admite equivalentes de RF e P1 é um trimpot comum para montagem em placa de circuito impresso verticalmente ou horizontalmente, devendo apenas o leitor lembrar de fazer as alterações de layout da placa caso necessário.

O circuito integrado 7806 não precisa de radiador de calor.

 

PROVA E USO

A prova de funcionamento pode ser feita antes da instalação num televisor, ligando-se urna fonte de 9 a 12 V na entrada de Cl-1 (entre os pontos A e 0 V, observando-se a polaridade).

Ajusta-se CV para que o sinal do transmissor seja captado num rádio de FM em frequência livre colocado nas proximidades.

O sinal aplicado entre o ponto X e 0 pode vir da saída de fone de um rádio transistorizado ou walkman ou mesmo de um injetor de sinais.

Comprovado o funcionamento é só fazermos a ligação conforme mostra a figura 4.

 

   Figura 4 – Ligações ao televisor
Figura 4 – Ligações ao televisor | Clique na imagem para ampliar |

 

 

O ponto X é ligado no extremo de sinal do potenciômetro de volume do televisor. Em circuitos com controle remoto, devemos identificar o ponto de entrada do sinal no amplificador de áudio e ligar neste ponto o X do diagrama.

Se o circuito apresentar uma queda de rendimento talvez seja necessário colocar entre X e P1 um capacitor de 100 nF, para não carregá-lo com P1.

O ponto A é ligado em qualquer local em que tenhamos 9 a 20 V no televisor. 0 V é o terra, caso em que se dispensa o retorno no potenciômetro ou trimpot P1.

Uma vez feita a instalação no televisor, ligamos o aparelho e ajustamos CV para uma frequência livre na faixa de FM e P1 para que não haja distorção na modulação. O conjunto pode ser posicionado junto a tampa traseira do televisor, com um interruptor (S1) acessível para sua ligação conforme mostra a figura 5.

 

Figura 5 – Posicionamento num Televisor
Figura 5 – Posicionamento num Televisor

 

 

Para usar o aparelho, basta lembrar que, quando S1 for acionado temos a transmissão dos sinais. Nestas condições, para uma escuta em fone, basta reduzir o volume do televisor e ajustar um receptor de FM portátil nas proximidades, usando-o como um fone.

Se alguém quiser acompanhar o programa a distância é só ligar S1, mantendo o volume do televisor normal.

O alcance do aparelho pode ser aumentado com o aumento para 9 V da tensão de saída que alimenta o circuito ou então a redução para 47 ohms do resistor R3.

 

CI - 7806 - circuito integrado regulador de tensão

Q1 - BF494 ou equivalente -transistor de RF

S1 - interruptor simples

P1 - 10 k ohms - trimpot

CV - 3-30 ou 2-20 pF – trimmer comum

L1 - bobina - ver texto

A - antena - ver texto

R1 - 10 k ohms x 1/8 W - resistor (marrom, preto, laranja)

R2 - 8,2 k ohms x 1/8 W - resistor (cinza, vermelho, vermelho)

R3 - 100 ohms x 1/8 W - resistor (marrom, preto, marrom)

C1 - 220 nF (224 ou 0,22) – capacitor cerâmico

C2 - 10 nF (103 ou 0,01) – capacitor cerâmico

C3 - 4,7 nF - capacitor cerâmico

C4 - 100 nF (104 ou 0,1) – capacitor cerâmico

C5 - 100 uF X 16 V – capacitor eletrolítico

Diversos: placa de circuito impresso, fios, solda, etc.