Este artigo é baseado no microamplificador do ART2765 podendo ser desenvolvido com base em outros amplificadores de mesma potência mais modernos. No site existem muitos deles.
Existem diferentes tipos de captadores de cristal ou magnéticos que podem ser adaptados com facilidade em instrumentos musicais. Essa aplicação é indicada para o caso de ensaios em que não necessitamos de potências elevadas.
Para o caso dos captadores de cristal o sinal obtido tem intensidade suficiente para executar a todo volume o micro-amplificador. No caso de alguns captadores magnéticos de média e baixa impedância será necessário o uso de um pré-amplificador cujos pormenores de construção também serão dados.
Antes de passarmos diretamente à montagem do micro-amplificador para esta versão vejamos como funciona o captador magnético que é o mais comum:
Na figura 1 temos o modo de construção de um desses captadores que consta de uma bobina em torno de um núcleo magnético,ou seja, de um imã permanente.
Essa bobina é colocada sob as cordas do violão. Ao tocar as cordas vibram cortando as linhas de força do campo magnético do imã permanente produzindo-se então uma perturbação magnética que induz na bobina uma corrente que apresenta as mesmas características do som produzido pelas cordas que estiverem vibrando. Essa corrente levada a um amplificador pode ser ampliada e aplicada a um alto-falante tendo então a reprodução do som original.
No caso dos captadores de cristal estes atuam como microfones comuns transformando em sinais elétricos as vibrações da própria caixa do violão.
Normalmente os captadores magnéticos possuem sensibilidade menor que os captadores de cristal não só em vista de sua menor impedância como também pela construção física, caso em que, para obtermos potência total do micro-amplificador teremos de usar um pré-amplificador na sua entrada.
Na figura 2 temos o diagrama de um pré-amplificador que pode ser usado para esta finalidade. As suas ligações, como sempre devem ser curtas para evitar-se a captação de zumbidos.
MONTAGEM:
Além de um micro-amplificador completo o leitor necessitará do seguinte material para esta montagem:
1 captador para violão ou guitarra magnético ou de cristal
1 potenciômetro de 100 k com chave
1 suporte para 6 ou 8 pilhas (alimentação de 9 ou 12 v)
1 alto-falante de 8 ohms pesado com caixa acústica
1 jaque de ligação para o captador
Para esta versão teremos dois valores possíveis para R3. Se circuito for alimentado com 9 V, o valor de R3 será de 10 k (marrom, preto, laranja), enquanto que se sua alimentação for de 12V seu valor será de 15k ohms (marrom, verde, laranja).
Na figura 3 temos o diagrama completo do aparelho mostrando que no potenciômetro temos um controle de volume.
Na figura 4 temos a disposição real dos componentes que é a mesma tanto para a versão de 9 como 12 V. O leitor que tiver dificuldades em interpretação de diagramas deve guiar-se por esta figura na montagem.
O fio de entrada que vai ao jaque do captador deve ser do tipo blindado a fim de evitar a captação de zumbidos.
O fio de ligação ao alto-falante não precisa ser blindado mas em compensação não deve ter comprimento superior à 5 metros pois pelo contrário o sinal poderá ficar sensivelmente atenuado.
Se o leitor quiser poderá montar o amplificador e sua fonte de alimentação na própria caixa acústica obtendo assim um conjunto mais compacto. Do mesmo modo, em lugar de uma alimentação com pilhas pode ser feito um eliminador de pilhas para 9 ou 12 Volts.
Para o caso, o amplificador como consome uma corrente da ordem de 100 mA, deve ser alimentado por um conversor capaz de fornecer esta corrente.
UTILIZAÇÃO
Completada a montagem, confira todas as ligações e se tudo estiver em ordem coloque as pilhas no suporte (ou ligue o eliminador à tomada) e acione ao potenciômetro abrindo todo seu volume:
Ligue o jaque de entrada o captador e toque algumas notas no violão verificando sua reprodução. Se esta for excessivamente baixa deve ser usado o pré-amplificador pois o captador nestas condições não pode excitar completamente o amplificador.