Numa emergência pode ser necessária a improvisação de um microfone a partir de um pequeno alto-falante. No entanto, para que se tenha a correta excitação de um amplificador, é preciso utilizar um circuito que não só case as impedâncias mas também proporcione uma certa amplificação do sinal, que é da ordem de apenas alguns microvolts.
O simples circuito apresentado utiliza um transistor PNP de uso geral e pode operar com um alto-falante de 4 ou 8 ohms como microfone.
Sua saída tem intensidade suficiente para excitar a maioria dos amplificadores.
Como o circuito, mostrado na figura 1, não é crítico existem componentes que podem ter seus valores alterados no sentido de se obter maior ganho com menor distorção, tanto em função do alto-falante usado como microfone, como em função do ganho do transistor.
Especificamente o resistor de 470 k e o resistor de 22 k são os componentes que podem ser alterados.
A alimentação do circuito é feita com uma bateria de 9 V.
Numa aplicação móvel ou num transmissor, a chave S1 pode ser do tipo de contato momentâneo, que será pressionada somente no momento em que formos falar.
Alto-falantes pequenos, de 5 cm, são os que proporcionam bons resultados na faixa de voz, dada sua resposta mais concentrada nos médios.
A montagem pode ser feita numa caixinha plástica, conforme sugere a figura 2.
A saída pode ser feita através de um jaque RCA, em que será ligado o cabo de conexão ao amplificador, ou então diretamente com fio blindado tendo em sua extremidade um plugue de acordo com a entrada do amplificador.
Existe também a possibilidade de se manter o circuito já incorporado ao sistema amplificador, mas, neste caso, o cabo de conexão ao falante usado como microfone não deve ser longo (no máximo 5 metros).
A vantagem, neste caso, é a imunidade ao ruído, dada a baixa impedância, o que significa que o fio não precisa sequer ser blindado.
Q1 - BC558 ou equivalente - transistor PNP de uso geral
S1 - interruptor - ver texto
B1 – 9 V - bateria
FTE - alto-falante de 4 ou 8 ohms x 5cm
R1 – 470 k x 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, amarelo)
R2 – 22 k x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, laranja)
C1 – 47 uF x 12 V - capacitor eletrolítico
C2 – 470 nF - capacitor de poliéster ou cerâmica
Diversos: caixa para montagem, placa de circuito impresso, conector de bateria, fios, solda etc.