O circuito apresentado funciona como uma espécie de gerador de envoltória, gerando notas diferentes em sequência, as quais podem ser combinadas em trimpots. O circuito tem uma saída externa e um alto-falante interno e é alimentado por uma tensão de 6 ou 9 V.

Descrevemos um circuito sequencial que alimenta dois osciladores de áudio, gerando tons diferentes para sistemas de efeito, chamadas e outras aplicações semelhantes.

O circuito usa componentes comuns, exceto pelo unijunção que é um componente que já está caindo em desuso.

O circuito possui diversos controles:

P1 – controla a velocidade do efeito

S1 – seleciona as faixas de velocidade

P2 a P11 – selecionam a forma da envoltória do sinal

S2 – seleciona o tipo de oscilador

S3 – seleciona o amortecimento do primeiro oscilador

S4 – seleciona o amortecimento do segundo oscilador

S5 – liga e desliga o circuito

 

 

Como Funciona

O cadenciamento ou a envoltória do sinal gerado são produzidos por um 555 astável cuja frequência é ajustada em P1.

Este 555 pode operar com dois valores de capacitores selecionados pela chave S1.

O valor menor gera um sinal de frequência alta que controla simplesmente a envoltória do sinal gerado, atuando sobre o timbre.

Já o segundo, de valor alto, dá um cadenciamento ao som produzido, de modo a se obter o efeito de sirene ou caixa de música, gerando 10 tons diferentes, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Os efeitos obtidos
Figura 1 – Os efeitos obtidos

 

Na figura 2 mostramos como o tempo do ciclo total do sinal afeta o sinal que será gerado.

 

Figura 2 – Tempos e formas de sinal
Figura 2 – Tempos e formas de sinal

 

O cadenciamento é gerado por um contador com o 4017 que tem nas suas saídas 10 trimpots.

A finalidade destes trimpots é determinar o tempo de acionamento do oscilador selecionado na saída.

São usados dois osciladores, sendo um com um transistor unijunção podendo seu sinal ser aplicado a um circuito externo.

O outro utiliza dois transistores e tem um sistema integrador que afeta diretamente a forma de onda produzida.

Enfim, com os ajustes, podem ser obtidos efeitos interessantes de som.

 

Montagem

Na figura 3 temos o diagrama completo do gerador.

 

Figura 3 – Diagrama do gerador
Figura 3 – Diagrama do gerador

 

Como se trata de montagem experimental, sugerimos sua montagem numa matriz de contatos com a disposição de componentes mostrada na figura 4.

 

Figura 4 – Montagem em matriz de contatos
Figura 4 – Montagem em matriz de contatos

 

Na montagem, observe as posições dos circuitos integrados e dos transistores.

Para os trimpots sugerimos soldar pedaços de fio rígido para que possam ser encaixados na matriz, caso o leitor use os tipos antigos.

Para os modernos, o encaixe pode ser direto, mas eventualmente pode ser necessário usar uma matriz maior.

A utilização é simples: basta atuar sobre os controles e criar os sons desejados.

 

 

CI-1 – 555 – circuito integrado

CI-2 – 4093 – circuito integrado

Q1 – 2N2646 – transistor unijunção

Q2 – BC548 – transistor NPN de uso geral

Q3 – BC558 – transistor PNP de uso geral

B1 – 6 ou 9 V – pilhas ou bateria

S1, S2 – chaves de 1 pólo x 2 posições

S3, S4, S5 – interruptores simples

P1 – 220k ou 470 k – potenciômetros

P2 a P11 – 100 k ohms – trimpots

C1, C4, C6 – 10 nF – cerâmico ou poliéster

C2, C3, C5 – 1 uF – eletrolítico

C7 – 47 nF – cerâmico ou poliéster

C8 – 100 uF – eletrolítico

R1, R3, R4, R7 – 10 k ohms x 1/8 W – resistores – marrom, preto, laranja

R2, - 22 k ohms x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, laranja

R5 – 470 ohms x 1/8 W – resistor – amarelo, violeta, marrom

R6 – 100 ohms x 1/8 W – resistor – marrom, preto, marrom

R8 – 1k ohms x 1/8 W - resistor – marrom, preto, vermelho

FTE – 4 ou 8 ohms - alto-falante pequeno

Diversos:

Matriz de contacto, suporte de pilhas ou conector de bateria, fios, solda, etc.

 

 

 

 

 

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