CIRCUITO DE EFEITOS ESPECIAIS PARA AMPLIFICADORES
Se você toca violão ou guitarra ou simplesmente gosta de ter efeitos especiais nas suas edições de fitas ou em festas, efeitos muito interessantes podem ser gerados com o aparelho que descrevemos neste artigo. Variações de som diferentes podem dar um novo colorido ao som de seu conjunto.
Conectando-se o captador de violão ou guitarra a um amplificador de boa potência já se pode ter um som de boa intensidade. Entretanto, se o amplificador for simples, não teremos nada de novo, pois a reprodução será apenas do som original.
No entanto, o leitor que possui um amplificador simples e um instrumento pode ter sons diferentes se agregar o aparelho que descrevemos neste artigo.
O circuito de efeitos que descrevemos também pode ser intercalados entre microfones comuns e amplificadores, gravadores e transmissores para obtenção de efeitos especiais.

 

COMO FUNCIONA
Basicamente um circuito de trêmulo nada mais é do que um oscilador de muito baixa frequência (4 a 16 Hz) e que, sendo conectado entre o captador do instrumento e o amplificador, faz variar no mesmo ritmo que suas oscilações, a amplitude ou intensidade do som produzido. Em suma, para uma determinada nota, em lugar dela soar de modo constante, sofre "altos e baixos" produzindo um efeito especial semelhante a um UAU-UAU, daí o nome deste efeito também ser conhecido como WOW-WOW, WA-WA ou ainda UAU-UAU. Na figura 1 mostramos o som original e a forma final que obtemos com o aparelho.



O circuito é formado por dois setores: um oscilador e o pré-amplificador que é modulado em amplitude pelo sinal do oscilador.
É importante não confundir o efeito de trêmulo com o efeito de vibrato, em que temos variações do sinal amplificado em frequência e não em amplitude.
O oscilador tem por base os transistores Q2 e Q3 que formam um amplificador com uma rede de rotação de fase formada pelos capacitores C5, C6 e C7 que, em conjunto com os resistores R12, R13 e R15 e o potenciômetro R12 determinam a frequência de oscilação do circuito.
O sinal de oscilador é aplicado diretamente na base de Q1 de forma controlada pelo potenciômetro R9. Este potenciômetro controla então a profundidade da modulação obtida.
O ganho da etapa amplificadora é determinado pelos resistores de polarização de Q1.
Veja que este circuito tem uma alta impedância de entrada. Se o captador ou microfone usado for de baixa impedância deve ser usado um casador de impedâncias ou pré-amplificador.
Na figura 2 temos um circuito simples de casador de impedâncias que pode ser usado com este efeito, se o leitor notar que ele não funciona com seu captador pelos motivos indicados.



A alimentação do circuito pode ser feita com 4 pilhas pequenas e seu consumo é bastante baixo.
Uma chave de 2 pólos x 2 posições é incluída no projeto para se retirar o circuito de efeitos quando não quisermos sua operação, fazendo com que o sinal passe diretamente do captador para o amplificador.

 


MONTAGEM
O diagrama completo do aparelho é mostrado na figura 3.



A disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso é mostrada na figura 4.



É importante que a caixa usada para o aparelho seja de metal e ligada ao negativo da alimentação para servir de blindagem. Como o circuito trabalha com sinais fracos esse procedimento é importante para se evitar a captação de zumbidos.
Os resistores são todos de 1/8 W ou maiores, os capacitores têm os tipos preferenciais indicados na relação de materiais e para entradas e saídas de sinais devem ser usados jaques apropriados, conforme os instrumentos e os cabos disponíveis para interligação ao amplificador ou outro equipamento.
Os transistores admitem equivalentes como os BC547 e BC549.
Se o leitor quiser usar um pedal para acionar o efeito com facilidade apenas em determinados instantes, ele consiste num simples interruptor ligado entre os pontos X e Y do diagrama.
Outra possibilidade consiste em manter o circuito acionado e controlar por meio de um pedal a profundidade da modulação. Neste caso, o potenciômetro de modulação será acoplado a um sistema mecânico que possa ser acionado com o pé.

 


PROVA E USO
Conforme explicamos o circuito de efeito deve ser intercalado entre o captador, microfone ou outra fonte de sinal e o amplificador.
Se notar baixo volume, é porque será preciso casar a impedância da fonte de sinal que pode ser de baixa impedância.
Ligue o amplificador e ajuste os controles do circuito de efeito para obter uma variação da intensidade do som que está sendo reproduzido.
As oscilações do circuito podem ser conferida com a simples conexão de um multímetro ao coletor de Q2. A oscilação da agulha do instrumento mostra que o oscilador está funcionando.

 


LISTA DE MATERIAL
Semicondutores:
Q1, Q2, Q3 - BC548 ou equivalente - transistores NPN de uso geral
Resistores: (1/8W, 5%)
R1, R2, R4 - 47 k ohms - amarelo, violeta, laranja
R3 - 1,5 M ohms - marrom, verde, verde
R5 - 390 ohms - laranja, branco, marrom
R6 - 150 ohms - marrom, verde, marrom
R7 - 5,6 k ohms - verde, azul, vermelho
R8 - 56 k ohms - verde, azul, laranja
R9 - 1 k ohms - potenciômetro
R10 - 1 k ohms - marrom, preto, vermelho
R11 - 10 k ohms - marrom, preto, laranja
R12 - 47 k ohms - potenciômetro
R13 - 2,2 k ohms - vermelho, vermelho, vermelho
R14, R15 - 22 k ohms - vermelho, vermelho, laranja
R16 - 4,7 k ohms - amarelo, violeta, vermelho
Capacitores:
C1, C4 - 2,2 uF/12 V - eletrolítico
C2, C8 - 47 uF/12 V - eletrolítico
C3 - 22 nF - cerâmico ou poliéster
C5, C6, C7 - 4,7 uF/12 V - eletrolítico
Diversos:
S1 - Interruptor simples
S2 - Chave de 2 pólos x 2 posições
B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte de pilhas, botões para os potenciômetros, jaques de entrada e saída, fios, solda, etc.

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