Jogos eletrônicos de todos os tipos podem ser encontrados em versões para celulares, tablets, computadores e até na forma de videogames mais avançados com efeitos realistas. No entanto, para uma aplicação didática, ou simplesmente para treinar montagens num curso de eletrônica nas fases iniciais, em que se trabalha com circuitos integrados, temos esta montagem que usa apenas dois circuitos integrados de fácil obtenção.

Os jogos eletrônicos simples foram uma atração muito popular entre os montadores de algumas décadas atrás. Usando poucos componentes, era possível obter um jogo simples que distraía e custava pouco.

É o caso da central de jogos que propomos neste artigo e que faz uso do popular circuito integrado 4017 como base (veja nosso livro sobre o assunto e artigos no site).

O que este circuito faz é sortear 1 de 10 LEDs num painel que pode ter as mais diversas configurações como, por exemplo, um dado de 10 faces, o popular rapa-tudo ou ainda decisões a serem tomadas por um executivo.

Pode-se ainda ter uma corrida com peças num tabuleiro em que os movimentos como, avança 1, volta 3, fique no mesmo lugar, etc. são sorteados pelo aparelho.

 

Como Funciona

Um oscilador com o circuito integrado 555 gera pulsos aleatórios numa frequência ajustada no trimpot P1.

Os pulsos são aplicados a um contador de década 4017 que aciona um de 10 LEDs.

Quando pressionamos S1 o contador é ativado e os LEDs correm rapidamente, até o momento em que S1 é solto.

Como os pulsos são aleatórios, não podemos saber quantos foram contados, não é possível saber qual é o LED em que vai parar a contagem. Com isso o LEDs sorteado é aleatório.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho é mostrado na figura 1.

 

 – Diagrama aparelho
– Diagrama aparelho

 

A montagem do aparelho com base numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

 Montagem do aparelho numa placa de circuito impresso
Montagem do aparelho numa placa de circuito impresso

 

Observe a posição correta dos circuitos integrados deve ser observada, assim como a posição dos LEDs que, dependendo do jogo podem ser de cores diferentes.

A alimentação pode ser feita com 4 pilhas ou bateria de 9 V.

O aparelho pode ser montado numa caixa de plástico ou metal onde as fichas de jogo se encaixem.

Na figura 3 temos algumas sugestões de cartelas que podem ser adaptadas a montagem no sentido de obtermos alguns jogos interessantes simples.

 

    Figura 3 – Sugestão de cartelas para jogos
Figura 3 – Sugestão de cartelas para jogos

 

Para testar e usar é simples. Ligue a alimentação e aperte S1. Soltando S1 apenas um LED deve permanecer aceso.

Se algum LED não acender, verifique se não está invertido.

 

CI-1 – 555 – circuito integrado

CI-2 – 4017 – circuito integrado

LED1 a LED10 – LEDs comuns – ver texto

S1 – Interruptor de pressão

S2 – Interruptor simples

P1 – 1M – potenciômetro ou trimpot

C1 – 470 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

C2 – 220nF a 1 µF – capacitor

C3 – 100 µF – capacitor eletrolítico – 12 V ou mais

R1, R2 e R3 – 10 k Ω x 1/8 W – resistores – marrom, preto, laranja

R4 – 470 Ω x 1/8 W – resistor – amarelo, violeta, marrom

Diversos:

Caixa para montagem, placa de circuito impresso, suporte de pilhas ou conector de 9 V, fios, cartelas de jogos, solda, etc.

 

 

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