Baseados em atualização do datasheet feita em 2020 pela Texas Instruments, focalizamos as novas versões desta importante série de amplificadores operacionais com FET na entrada. O artigo é feito com base em documentação original que pode ser obtida no site da Mouser Electronics.
Link da Mouser Electronics para aquisição do componente e para o datasheet: https://www.mouser.com/new/texas-instruments/ti-tl08xx-op-amps/
A família de amplificadores operacionais TL08xH da Texas Instruments consiste na última versão (2021) dos conhecidos amplificadores operacionais da série padrão TL08x (TL081, TL082 e TL084). Lembramos que o número final, 1, 2 ou 4 indica o número de amplificadores operacionais por invólucro.
Os amplificadores desta série estão disponíveis em diversos tipos de invólucros, especificados pela tabela abaixo.
No datasheet podem ser consultadas as disposições dos pinos para cada versão assim como a função de cada um.
As características de funcionamento desta série diferem das séries anteriores, pela possibilidade, por exemplo, de se trabalhar com tensões mais baixas. Assim, destacamos:
- Faixa de tensões de alimentação: +/- 2,25 V a +/- 20 V ou 4,5 a 40 V em fonte simples.
- THD de 0,003% (tip)
- Taxa de crescimento: -20 V/us (TL08xH, tip)
- Baixa tensão de offset: 1 mV (TL08xH, tip)
- Baixo consumo: 940 uA
- Baixa corrente de polarização e offset de entrada:
As aplicações incluem energia solar, drives de motores, inversores, UPS, mixers, equipamento de teste de baterias, etc.
No datasheet estão disponíveis curvas de desempenho e visualizações de formas de sinais num osciloscópio.
Na figura 2 temos um circuito de aplicação típica de amplificador inversor, lembrando que a relação entre RF e RI determina o ganho.
Um circuito típico de um filtro rejeitor de alto Q é mostrado na figura 3. Nele temos as fórmulas para cálculo dos componentes.
A figura 4 mostra um circuito para distribuição de sinais de áudio.
Observamos que estes circuitos são os mesmos usados nas versões anteriores. No entanto, as versões atuais disponíveis para trabalho com tensões mais baixas e invólucros SMD possibilitam sua inclusão em projetos modernos.