Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.
Projetos
Peças incomuns para construir um aquecedor em uma impressora de resina
As impressoras de resina podem oferecer excelente acabamento de superfície e mais detalhes do que outras tecnologias de impressão 3D, mas elas vêm com seu próprio conjunto de desvantagens. Uma é que eles são bastante sensíveis à temperatura, geralmente exigindo que a câmara de resina seja aquecida a 25-30 graus Celsius para um bom desempenho. Para ajudar a manter uma temperatura estável sem muita sujeira, o autor montou um aquecedor de câmara simples para sua impressora em casa.
Minerando Bitcoin com um gameboy
A mineração de criptomoedas é um negócio de uso intensivo de energia, com grandes operações acumulando plataformas ASIC e GPUs de última geração em uma busca sem fim pelo dinheiro para dominar o mundo. O Game Boy é conectado a um PC através de um Raspberry Pi Pico e um deslocador de nível para lidar com os diferentes níveis de tensão. Embora seja um projeto conceitual traz aprendizados bem interessantes.
Pegue o seu smartphone antigo e faça uma câmera de campainha com reconhecimento facial
Embora não seja um projeto simples ele é bem interessante. Utilizando alguns recursos o autor do projeto montou uma campainha eletrônica com reconhecimento facial com um smartphone antigo de forma bem elegante. Obviamente não é a mesma coisa que você comprar um produto que já faça isso, porém você não poderá dizer as pessoas que foi você que fez!
Internet das coisas: o cenário dos protocolos
A próxima era da computação é a Internet das Coisas (IoT), também conhecida como Internet dos Objetos. A IoT se refere à interconexão em rede de objetos do cotidiano, que são equipados com inteligência onipresente. Um relatório recente do McKinsey Global Institute relatou que o número de máquinas conectadas aumentou 300% nos últimos anos. Em 2025, o impacto econômico da IoT é estimado em uma faixa de US $ 2,7 trilhões a US $ 6,2 trilhões. A Wikibon prevê que o valor criado a partir da Internet será de cerca de US $ 1279 bilhões em 2020, crescendo anualmente a uma taxa de 14 por cento.
A International Telecommunication Union (ITU) define a IoT como, “Uma infraestrutura global para a sociedade da informação, permitindo serviços avançados por meio da interconexão (física e virtual) de coisas com base em tecnologias de informação e comunicação interoperáveis existentes e em evolução”. O escopo da IoT está aumentando de diversas maneiras, à medida que as soluções baseadas em IoT se estendem a praticamente todas as áreas da vida cotidiana, de casas inteligentes à produção industrial inteligente.
Nesse cenário há diversas interações entre diversos cenários com protocolos e sistemas dos mais diferentes tipos. O artigo aborda a necessidade de um possível padrão de comunicação em IoT.
Como o Big Data e IA aceleram a tecnologia de semicondutores
A aceleração da descoberta, desenvolvimento e implantação comercial de novas tecnologias de chip tornou-se mais inovadora com a ajuda do AIx (Actionable Insight Accelerator), permitindo que os engenheiros vejam os processos de semicondutores em tempo real, façam milhões de medições em wafers e chips individuais, e otimizar milhares de variáveis de processo para melhorar o desempenho do semicondutor, potência, custo de área e tempo de comercialização (PPACt). A plataforma AIx funciona em todos os equipamentos de processo de Materiais Aplicados, sistemas de metrologia eBeam e sistemas de inspeção e pode ser estendida do laboratório à fábrica. AIx já está em uso hoje, melhorando o PPACt dos chips lógicos e de memória.
Parodiando a NetFlix o espflix é um serviço de streaming rodando num ESP32. Você pode conferir o video abaixo como ficou o resultado da implementação.
Assista ao Vídeo clicando aqui
Leitura da Semana
O mistério dos números - Marcus du Satoy
Como predizer o futuro? Qual a trajetória de um asteroide? Será que vai cair um temporal? Por que o jogador de futebol Roberto Carlos cobrava faltas tão bem? Como prever o crescimento da população? Nesse livro, o famoso matemático Marcus de Sautoy - autor de A música dos números primos - revela a beleza dos desafios matemáticos que contribuíram para a compreensão do mundo que nos cerca. Com muitas ilustrações, texto fácil e divertido, Sautoy ensina ainda a ganhar no pôquer e no Banco Imobiliário, bolar uma senha impossível de ser descoberta, atirar corretamente um bumerangue e até falsificar uma obra do pintor Jackson Pollock. Propõe também enigmas lógicos, oferece vários jogos para baixar na internet e dá ao leitor a oportunidade de ganhar US$ 1 milhão. É só começar! “A matemática pode ser divertida. Esse livro fascinante expõe de modo fácil ideias complexas.” Time Out