Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.
Projetos
Um ESP fará a leitura do seu medidor para você
https://hackaday.com/2021/02/07/an-esp-will-read-your-meter-for-you/
Embora esse não seja um projeto tão simples, ele é muito bem bolado. Utilizando um ESP32 com uma câmera e uma rede neural dentro do ESP ele faz a medição de um hidrômetro disponibilizando todo o projeto no GitHub (https://github.com/jomjol/AI-on-the-edge-device). Confira na imagem abaixo o acesso via web no ESP32 e as áreas de reconhecimento de imagem:
Módulo detector de AC
https://www.electroschematics.com/detector-module/
Esse é um daqueles projetos simples e úteis. Um detector de AC pode ser utilizado para verificar falta de energia, por exemplo. Esse projeto em específico é simples e com probabilidade baixa de dar problemas.
Utilizando um sensor infravermelho de temperatura e arduino
https://www.hackster.io/skiiid/how-to-use-infrared-thermometer-gy906-with-skiiid-404f30
Quer fazer o seu próprio termômetro infravermelho? Esse é um projeto interessante para isso. Vc utilizará alguns arduinos e um sensor infravermelho GY906. É um projeto bem interessante para aprender um pouco.
Video 1 - https://youtu.be/AXJBjhPizZs
Tecnologia e Cultura
O futuro do hidrogênio é uma pasta
https://hackaday.com/2021/02/06/the-future-of-hydrogen-power-is-paste/
Já faz algum tempo que nos prometem motores movidos a hidrogênio. Uma desvantagem, porém, é a necessidade dos veículos a hidrogênio terem tanques pesados de alta pressão. Embora um tanque de 700 bar e a célula de combustível que o acompanha sejam aceitáveis para um ônibus urbano ou um caminhão, torna-se problemático com veículos menores, especialmente aqueles como scooters ou até mesmo motocicletas de tamanho normal. A ideia é que a pasta armazene efetivamente hidrogênio em temperatura e pressão normais. A 250C, a pasta se decompõe e libera seu hidrogênio. Incrível!
13000 expressões regulares que facilitam a vida de um editor
https://hackaday.com/2021/02/01/13000-regular-expressions-make-an-editors-life-easier/
No passado existia alguns guia de estilo de redação entre outras coisas. O grande problema sempre foi o elemento humano. Com as correções de dicionário embutidos em editores de texto ficou mais fácil a revisão. Porém, no Reino Unido, o jornal The Guardian, tem alguns milhares de verbetes para concordância verbal, nominal e palavras que devem ser adotadas. Decorar tudo isso não é uma tarefa fácil! Eles decidiram domesticar o monstro e criaram o TypeWriter. Você pode se aventurar no repositório deles no GitHub - https://github.com/guardian/typerighter.
Alcançando a promessa de uma verdadeira tecnologia de energia sem fio
https://www.embedded.com/achieving-the-promise-of-true-wireless-power-technology/
Estamos cada vez mais acostumados a fornecer energia por meio de uma interface sem fio em aplicações tão variadas quanto carregadores de fones de ouvido e placas de indução, mas até onde essa tecnologia pode nos levar? Será que algum dia seremos capazes de carregar um carro sem conectar um cabo, ou levar energia da rede para lugares remotos sem plantar postes e cavar valas?
Extras
Quando mudar de estratégia na crise
https://hbr.org/2021/02/when-to-switch-strategy-in-a-crisis
O imperativo gerencial universal é claro: quando algo acontecer, você deve fazer algo. Ainda assim, embora os ajustes operacionais sejam relativamente simples, mesmo que potencialmente dolorosos, é difícil saber se você deve mudar sua estratégia competitiva. Ajudaria, é claro, se pudéssemos fazer experimentos. Quando mudar de estratégia?
PlataformIO
Eu não sou muito fã da ide do arduino. Nos ultimos tempos, estou atrás de uma alternativa mais interessante. Esse é o caso do plataform IO. Gratuito e bem interessante em termos de debug e construção do código é uma excelente alternativa ao Arduino IDE.
Leitura da Semana
Solaris - Stanislaw Lem
Esse livro de ficção científica serviu de inspiração para 3 filmes (1968, dirigido por Boris Nirenburg; 1972, dirigido por Andrei Tarkovsky e 2002, dirigido por Steven Soderbergh). A versão de Tarkovsky recebeu o Grand Prix no Festival de Cannes, um dos prêmios mais importantes do festival.