Os participantes da equipe de robótica são alunos das Engenharias de Controle e Automação e Telecomunicações. Aprimorando os treinamentos para a Copa do Brasil de Futebol de Robôs, a equipe de robótica do Inatel participou no dia 22 de fevereiro de 2004 de um curso ministrado pelo Engenheiro da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), Adam Henrique Moreira Pinto, que é integrante da Divisão de Visão Computacional da equipe Warthog Robotics.
Esse treinamento consistiu em fornecer os conceitos necessários para se realizar a programação dos jogadores e treinador, envolvendo técnicas de inteligência artificial.
Segundo o coordenador dos Cursos de Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Automação Industrial do Inatel e responsável pela equipe, Professor Alexandre Baratella "O treinamento foi de fundamental importância para a equipe sanar as duvidas relativas à programação dos robôs", afirma.
A equipe de robótica do Inatel possui 12 membros sendo eles bolsistas de Iniciação Científica, atuando 20hs/semana no projeto. No grupo há uma divisão em 3 sub equipes que possuem responsabilidades diferentes: uma foca mais nos jogadores de linha, a outra no goleiro e a terceira no treinador e suporte as demais. Os participantes são alunos das Engenharias de Controle e Automação e Telecomunicações.
A Copa do Brasil de Futebol de Robôs será em outubro, na USP/São Carlos. "Iremos participar como evento teste para nossa equipe", finaliza o professor.