Em agosto de 2012, o professor Ronaldo Rodrigues Pelá, do Grupo de Materiais Semicondutores e Nanotecnologia (GMSN) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), recebeu um prêmio por ocasião da Conferência Internacional de Física de Semicondutores (International Conference on the Physics of Semiconductors - ICPS), na Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (ETH) - Suíça, o mais importante evento na área de semicondutores, que contou com a participação de quatro palestrantes com prêmio Nobel.
O prêmio de melhor artigo de jovem cientista - Diploma de Young Author Best Paper Award - foi entregue durante a cerimônia de encerramento da Conferência para quinze participantes na qualidade de primeiro autor, que se doutoraram há menos de um ano e apresentaram um trabalho de elevado impacto na área de semicondutores.
Uma comissão formada por pesquisadores do mundo todo foi responsável pela escolha dos trabalhos homenageados. O trabalho apresentado pelo professor Ronaldo, intitulado Accurate calculation of the Mn-d level in GaMnAs, foi publicado em maio de 2012 na revista Applied Physics Letters e está disponível para download no endereço http://dx.doi.org/10.1063/1.4718602 “Neste artigo, discutimos um método inovador para simulação precisa e eficiente de materiais semicondutores magnéticos, considerados os semicondutores que integrarão os processadores e as memórias do futuro”, diz o professor Ronaldo. Acrescenta ainda que teve a todo tempo o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
GMSN do ITA: O professor Ronaldo juntamente com a professora Lara Kühl Teles, Chefe da Divisão de Ciências Fundamentais, e o professor Marcelo Marques, da Divisão de Engenharia Eletrônica, integram o Grupo de Materiais Semicondutores e Nanotecnologia do ITA (GMSN). O GMSN desenvolve cálculos de primeiros princípios, "estado da arte", em materiais semicondutores, ligas semicondutoras, poços quânticos, pontos quânticos, fios quânticos, nanofios, interfaces, impurezas, grafeno e semicondutores magnéticos. O Grupo conta atualmente com uma equipe de 3 professores, 1 pós-doutor, 4 estudantes de doutorado, 1 de mestrado e 3 de iniciação científica, e considera o prêmio como um reconhecimento da relevância da pesquisa realizada pelo Grupo para simulação de materiais semicondutores, esperando atrair mais pessoas motivadas para desenvolver pesquisa junto à equipe atual.