Este pequeno transmissor valvulado tem um valor muito especial para mim, pois foi minha primeira montagem usando válvulas, quando eu ainda estava no ginásio. Trata-se de um pequeno transmissor AM de duas válvulas que pode alcançar 200 metros usando como antena um pedaço de fio esticado de uns 3 metros de comprimento.
Este circuito usa duas válvulas com os filamentos ligados em série não necessitando, portanto de transformador de alimentação, o que o torna econômico e simples de montar. Se o leitor encontrar as duas válvulas usadas será bastante simples fazer sua montagem.
O sinal pode ser captado em qualquer rádio AM comum sintonizado numa freqüência livre. Como fonte de sinal pode ser usado um microfone cerâmico, a saída de um MP3 ou CD player ou mesmo o captador de um instrumento musical, como violão ou guitarra.
Um pequeno chassi de metal é utilizado para a fixação dos componentes, basicamente o suporte das válvulas, capacitor variável e bobinas.
Como Funciona
Uma válvula pentodo de potência funciona como oscilador Hartley cuja freqüência é determinada pela bobina e pelo ajuste do capacitor variável. No oscilador é utilizada a grade auxiliar para o oscilador.
A modulação é feita pela grade de controle consistindo no sinal da fonte externa. Obtém-se, pelas características da válvula, uma boa sensibilidade e uma elevada impedância de entrada.
A alta tensão contínua é obtida de uma válvula retificadora de meia onda. Na rede de 110 V, para a qual este circuito é recomendado, obtém-se uma tensão contínua de 150 V aproximadamente.
Dois capacitores eletrolíticos de alta tensão e um resistor de fio formam o circuito de filtragem. A sensibilidade do circuito aos roncos é elevada o que exige a blindagem do fio de alta tensão que alimenta a bobina e a válvula.
Montagem
O diagrama completo do transmissor é mostrado na figura abaixo.
Os componentes devem ser montados num chassi de metal com a disposição dos componentes mostrados na figura 2.
Para as válvulas são usados soquetes apropriados. Observamos que os soquetes e as válvulas podem ser obtidos de alguns tipos de rádios antigos que utilizam década de 50 e 60, utilizam as duas válvulas empregadas neste projeto.
Também destes rádios pode ser aproveitado o capacitor variável A bobina consiste em 50+50 espiras de fio 28 AWG num tubo de PVC de 2,5 cm (1 polegada) com 8 a 10 cm de comprimento. Veja que esta bobina possui uma tomada central, conforme mostra a figura 3.
Os capacitores de filtro devem ter pelo menos 200 V de tensão de trabalho.
Observamos que este circuito não é isolado da rede de energia, o que significa que todas as suas partes devem ser enceradas numa caixa e que o cabo do microfone deve ser isolado, assim como o próprio microfone.
Observe também que o próprio capacitor variável deve ficar isolado do chassi ou então utilizadas as seções em série conforme mostra a figura 4
Prova e Uso
Para provar, ligue o transmissor na rede de energia e espere pelo menos uns 3 minutos até que as válvulas se aqueçam. Depois, ligue nas proximidades um receptor de AM na faixa de ondas médias entre 600 e 900 kHz, procurando uma frequência livre (sem estações).
Conecte o microfone e gire o variável até sintonizar o sinal mais forte. Falando no microfone sua voz deve ser reproduzida com clareza. Se houver microfonia (apito), reduza o volume do receptor.
Uma alternativa para microfone, consiste em se utilizar um pequeno alto-falante e um transformador, conforme mostra a figura 5.
A antena pode ser esticada em algum local livre com até uns 6 metros de comprimento.
Lembre-se que este receptor não possui nenhum isolamento da rede de energia,m o que significa que tocar em qualquer de suas partes significa a possibilidade de choques fortes.
Feche o transmissor numa caixa de madeira e plástica para evitar toques acidentais.