Este transmissor é alimentado por pilhas comuns e, dependendo da faixa de frequências de operação e da sensibilidade do receptor seu alcance pode chegar a 50 metros.
Uma das utilidades possíveis desse transmissor é como microfone volante ou ainda um sistema de curto alcance para ajustes de antenas e em outras aplicações semelhantes.
A bobina L1 determina a faixa de frequências de operação que terá um ajuste fino em CV1 de modo a cair num ponto em que não existam outras transmissões.
Essa bobina é enrolada num bastão de ferrite de 10 a 15 cm de comprimento com aproximadamente 1 cm de diâmetro. O fio usado pode ter qualquer espessura entre 22 e 28 e até mesmo fio comum rígido de capa plástica pode ser usado. A tabela 1 fornece os números de espiras e a posição da derivação para as diversas faixas de transmissão.
Na figura 1 temos então o diagrama completo deste transmissor.
A disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.
Os capacitores para o setor de altas frequências devem ser todos cerâmicos, exceto C1, C2 e C4, que são eletrolíticos com uma tensão de trabalho de 6 V ou mais. CV tanto pode ser um trimmer de 50 pF como um variável de rádio AM. O variável é melhor para o projeto pois permite um ajuste numa faixa mais ampla de frequências.
Com o trimmer pode ser necessário fazer alterações no número de espiras da bobina para que o sinal caia no ponto desejado, caso seu ajuste não o alcance.
O transistor Q2 precisa de um pequeno radiador de calor que nada mais é do que uma chapinha de metal de 2 x 3 cm parafusada em seu invólucro, que já possui um furo para esta finalidade.
A antena deve ser do tipo telescópico com 1 a 2 metros de comprimento ou ainda pode ser externa, consistindo num fio esticado maior. Para a operação fixa será interessante ter a ligação à terra no polo negativo da alimentação ou ponto de 0 V que permite obter maior alcance.
A operação e ajuste do transmissor são simples:
Ajuste CV para a frequência desejada de operação e depois P1 para ter som puro sem distorções.
Semicondutores:
Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral
Q2 - BD135 ou equivalente - transistor NPN de média potência
Resistores: (1/8W, 5%)
R1 - 4,7 k Ω – amarelo, violeta, vermelho
R2 - 2,2 M Ω – vermelho, vermelho, verde
R3 - 22 k Ω – vermelho, vermelho, laranja
R4 - 1 k Ω – marrom, preto, vermelho
R5 - 10 k Ω – marrom, preto, laranja
P1 - 10 k Ω - trimpot
Capacitores:
C1, C2 - 10 µF/6 V - eletrolíticos
C3 - 10 nF - cerâmico
C4 - 10 µF a 22 µF/6 V - eletrolítico
C5 - 100 nF - cerâmico
CV - trimmer ou variável
Diversos:
MIC - microfone de eletreto de dois terminais
L1 - Bobina - ver texto
A - antena telescópica
S1 - Interruptor simples
B1 - 6V - 4 pilhas pequenas ou médias
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte de pilhas, bastão de ferrite, fios, solda, etc.