Este circuito utiliza como padrão de freqüência um filtro cerâmico do tipo encontrado em rádios de FM, nas etapas de freqüência intermediária (FI).

Podemos usar este oscilador para a calibração de rádios de FM, como clock para circuitos digitais, ou ainda como base para um transmissor experimental de ondas curtas.

Lembramos que, por se tratar de circuito TTL, sua alimentação deve ser feita com uma tensão exata de 5 volts.

O único ajuste que o circuito necessita é no trimpot para se obter o ponto de oscilação. Na figura 1 temos o diagrama completo do oscilador.

 


 

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 


 

 

 

São usados 3 dos 6 inversores disponíveis nos circuitos integrados 7404 ou 74LS04. Os outros três inversores podem ser usados em outras aplicações já que eles têm funcionamento independente.

O consumo do aparelho é baixo, exigindo uma corrente de algumas dezenas de miliampères e a saída consiste num sinal retangular com aproximadamente 5 volts de amplitude.

Se ligarmos à saída deste circuito uma pequena antena teremos um pequeno transmissor com alguns metros de alcance. Este transmissor poder  ser usado na prática de telegrafia.

A modulação do sinal pode ser feita com a aplicação de um sinal de áudio via capacitor de isolamento no pino 3 ou 4 do circuito integrado.

O resistor usado é de 1/8W e qualquer filtro cerâmico para 10,7 MHz de 3 terminais pode ser experimentado neste circuito.

Para prová-lo, basta injetar o sinal num receptor de FM ou tentar sintonizar este sinal num receptor de ondas curtas colocado nas proximidades na freqüência correspondente.

 

 

Semicondutores:

CI-1 - 7404 ou 74LS04 - circuito integrado TTL

 

Resistores:

R1 - 470 Ω x 1/8W - amarelo, violeta, marrom

P1 - 1 k Ω - trimpot

 

Diversos:

X1 - Filtro cerâmico de 10,7 MHz

Placa de circuito impresso, fios, solda, fonte de 5 volts, etc.