Esta versão do jogo de habilidade conhecido como Nervo-teste não dá choques em ninguém, mas também é impossível de ser enganada.Um circuito eletrônico dispara ao mínimo toque do arame na argola e assim permanece por alguns segundos.
Simples de montar, trata-se de projeto indicado ao iniciante.
O jogo do Nervo-Teste, para quem não sabe, consiste num arame tortuoso e uma argola. O jogador deve passar a argola pelo arame tortuoso sem tocar um no outro, pois se isso acontecer o circuito eletrônico dispara e o alarme toca.
A cada toque o jogador perde um ponto ou então é desclassificado, conforme combinação prévia.
Ganha quem conseguir passar a argola até o final do arame sem deixar o alarme tocar, ou tocar menor número de vezes.
O circuito apresentado é muito simples e funciona com apenas duas pilhas pequenas.
A base do circuito é um simples oscilador de áudio cujo som emitido depende basicamente do capacitor C2. O capacitor C1 serve para determinar o tempo de disparo em cada toque, podendo ter valores entre 22 e 220 µF. O ideal é 100 µF, quando o toque tem um tempo suficiente apenas para ser percebido.
Quando o arame encosta na argola, mesmo que por um breve instante, este capacitor se carrega e depois descarrega-se lentamente através do circuito oscilador, que entra em ação produzindo um som que imita uma sirene.
O trimpot P1 serve para ajustar o tempo de toque e a tonalidade do som emitido.
MONTAGEM
Começamos por dar o diagrama completo do aparelho na figura 1.
A montagem, como é indicada para iniciante, pode ser realizada numa ponte de terminais. (figura 2).
Essa ponte será fixada posteriormente no interior de uma caixa plástica.
Um ponto importante da montagem é o par formado pela argola e o arame tortuoso. Usamos para isso fio comum de ligação (16 ou 14AWG). A capa do fio não é retirada totalmente, já que podemos deixar um pedaço em cada um para servir de cabo, por onde o jogador segurará as duas peças.
Na figura 3 mostramos como são preparados estes dois elementos.
Na montagem é importante observar a polaridade do capacitor eletrolítico. Você pode experimentar diversos valores para este componente, conforme o tempo desejado para o toque sonoro. A tensão de trabalho deve ser superior a 3 V para este componente.
O outro capacitor pode ter valores entre 47 e 100 nF, admitindo-se tanto os tipos cerâmicos, cuja marcação pode ser 473 ou 104, como de poliéster, cuja marcação pode ser 0,047 ou 0,1 µF.
Os resistores são todos de 1/ 8 ou ¼ W e o alto-falante é pequeno de 8 Ω.
Mesmo os transistores admitem equivalentes. Para Q1 pode ser experimentado qualquer NPN de silício de uso geral e para Q2 qualquer PNP de silício de uso geral. Experimente os que tiver em sua sucata, mas respeite a ordem de ligação de emissor (E), coletor (C) e base (B), o que significa que você deve saber identificar estes terminais.
Para as pilhas use um suporte próprio. observando a polaridade da ligação.
PROVA E USO
Coloque as pilhas no suporte. Não precisamos usar um interruptor geral, pois mantendo o arame e a argola separados praticamente não há consumo de energia. Apenas quando guardar o aparelho retire as pilhas do suporte para maior segurança.
Encoste o arame na argola e ajuste P1 para que o som emitido seja de timbre agradável e de duração de acordo com o gosto dos jogadores.
Solte o arame, separando-o da argola e veja por quanto tempo o som persiste. Se quiser aumentar este tempo, aumente o valor de C1.
Depois é só brincar, verificando quem consegue passar a argola pelo arame sem deixar a aparelho tocar.
Q1 - BC548 ou equivalentes -transistor NPN de silício
Q2 - BC558 ou equivalentes -transistor PNP de silício
FTE - alto-falante de 5 cm x 89
B1 – 3 V - 2 pilhas pequenas
C1 – 100 µF - capacitor eletrolítico
C2 -100 nF ou 47 nF - capacitor cerâmico ou de poliéster
P1 – 100 k - trimpot
R1 - 10 k - resistor (marrom, preto, laranja)
R2 - 1k2 - resistor (marrom, vermelho, vermelho)
Diversos: fio grosso para fazer o arame e a argola, ponte de terminais, suporte para 2 pilhas pequenas, fios, caixa para montagem, solda, etc.