Baterias de uso automotivo e para motos podem ser recarregadas com o simples carregador que mostramos na figura 1.

 


 

 

A limitação da corrente é feita de uma forma pouco comum, que consiste numa lâmpada em série com o enrolamento primário do transformador.

A potência dessa lâmpada determina basicamente a intensidade da corrente de carga e, portanto, o tempo do processo.

O transformador deve ter um enrolamento primário de acordo com a tensão da rede de energia. Um amperímetro em série com a bateria em carga possibilita a monitoração do processo.

O circuito pode ser usado para carregar tanto baterias de 6 como de 12 V.

Na figura 2 mostramos uma pequena placa de circuito impresso para a montagem do carregador.

 


 

 

Para a conexão da bateria devem ser usadas garras apropriadas. Lembramos que o processo de recarga deve ser feito sempre com pelo menos um dos pólos da bateria desligado do circuito do carro (ou moto) em que ela está instalada, isso para que o circuito não danifique os componentes eletrônicos do veículo.

 

D1, D2 – 1N5404 – Diodo de silício

X1 – Lâmpada comum de 60 a 100 W – conforme rede local

T1 – Transformador com primário de acordo com a rede e secundário de 12 + 12 V x 2 A

M1 – 0-2 A – amperímetro

F1 – 2 A – fusível

F2 – 4 A – fusível

 

Diversos:

Cabo de força, caixa para montagem, soquetes para os fusíveis, garras para conexão à bateria.