Esse projeto usa apenas dois componentes podendo ser usado para regular o brilho de uma lâmpada incandescente comum. Num dormitório ou sala de estar, ele permite que escolhamos entre a potência máxima e potência reduzida para a iluminação ambiente.

O circuito mostrado na figura 1 só funciona com lâmpadas incandescentes, não devendo ser usado com lâmpadas fluorescentes ou eletrônicas.

 

Diagrama da montagem
Diagrama da montagem

 

 

Uma das vantagens desse circuito é que na posição de menor potência temos um consumo reduzido para a lâmpada, o qual cai a algo em torno de 50%.

A montagem pode ser feita aproveitando-se o próprio local em que existe o interruptor na parede, o qual será trocado por um interruptor duplo, conforme mostra a figura 2.

 

 

Montagem no interruptor duplo
Montagem no interruptor duplo

 

O diodo é montado no próprio interruptor que controla o nível de iluminação, e enquanto o outro serve para ligar e desligar a lâmpada.

O diodo indicado é de 1 A, o que significa que lâmpadas até 100 W podem ser controladas na rede de 110 V e o dobro na rede de 220 V, pois 1 A x 220 V = 220 W.

Recomendamos o 1N4004 para a rede de 110 V e o 1N4007 para a rede de 220 V. Não será preciso observar a polaridade desse componente na montagem.

 

 

D1 - 1N4004 ou 1N4007 - ver texto

S1, s2 - Interruptores simples