Esse circuito pode ser usado no carro, para manter a luz de cortesia acesa depois que a porta é fechada, isso por um tempo programado. Outra aplicação é para cronometrar pequenos intervalos de tempo em experimentos de física ou química ou manter iluminado um painel de aparelho a partir de um simples toque num interruptor de pressão.
O tempo que a lâmpada permanece acesa pode variar entre alguns segundos a vários minutos, dependendo tanto do valor do capacitor C1 usado como do ajuste de P1.
A lâmpada usada pode ser bem potente, com correntes até 3 A, e a alimentação pode ser feita com tensões de 6 a 18 V dependendo apenas da lâmpada.
Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.
A disposição dos componentes numa ponte de terminais, que é a montagem indicada aos iniciantes, é mostrada na figura 2.
O transistor é um MOSFET de potência, podendo ser utilizado qualquer tipo equivalente ao indicado, desde que suporte a corrente da lâmpada a ser usada.
O resistor é de 1/8 W ou maior e o potenciômetro comum lin ou log.
O capacitor deve ter uma tensão de trabalho um pouco maior do que a usada na alimentação. Seu valor vai determinar a faixa de tempos obtido.
Com 1 µF temos algo em torno de 10 segundos. Com valores maiores temos tempos proporcionalmente maiores. Dependendo da corrente da lâmpada, o transistor precisará ser montado num dissipador de calor.
Para testar o aparelho é só alimentá-lo e pressionar por um instante o interruptor S1. A lâmpada deve acender e assim permanecer por um tempo que depende do ajuste de P1. Depois desse tempo ela apaga automaticamente.
Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação para uso definitivo.
Semicondutores:
Q1 - IRF640 - MOSFET de potência ou equivalente
Resistores:
R1 - 100 k ? x 1/8 W - amarelo, violeta, amarelo
P1 - 4,7 M ? - potenciômetro
Capacitores:
C1 - 1 a 100 µF - capacitor eletrolítico
Diversos:
X1 - Lâmpada de 6 a 18 V até 3 A - ver texto
S1 - Interruptor de pressão NA
Ponte de terminais, radiador de calor para o transistor, botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.