Esta montagem, além de luz de freio também pode servir como um mini-alarme de vibração ou balanço ou ainda como um sismógrafo experimental para demonstrações em feiras de ciências.
O princípio de funcionamento é simples: instalado numa caixinha e levado na bicicleta com a luz na parte traseira ele tem um sensor de pêndulo (X1).
Em condições normais o pêndulo não encosta na argola (ambos devem ser feitos com fio nú). Quando ocorre a freada, o pêndulo balança e encosta na argola, fazendo com que o capacitor C1 se carregue e acione por uns segundos a lâmpada indicadora X2.
Evidentemente a argola e o pêndulo deve ser suficienemente rígidos para não provocar o disparo do circuito pelo balanço normal do veículo em que ele está instalado ou quando ele passar num buraco ou ondulação. A sua posição de montagem no sentido de que ocorra o acionamento somente ao frear é importante.
O aparelho é alimentado por pilhas comuns e em lugar da lâmpada pode ser usado um LED "jumbo" vermelho em série com um resistor de 100 a 33 ?.
Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.
Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso mas existe a possibilidade de se fazer uma montagem "pendurada"em uma ponte de terminais comuns ou mesmo de parafusos.
A lâmpada deve ser de 50 mA no máximo tanto para se evitar problemas de desgaste das pilhas como para não forçar o transistor.
A temporização é dada pelo capacitor C1 que pode ter valores entre 47 µF a 470 µF.
O sensor é feito com fio de cobre grosso sem capa e o peso na ponta pode ser uma bolinha feita de massa epoxi.
Para testar o aparelho é simples: basta alimentar o circuito e balançar levemente o sensor de modo que a argola encoste no fio com o peso. A lâmpada deve acender e ficar acesa por uns instantes.
Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação defitiva no robô ou em outra aplicação.
Semicondutores:
Q1 - BC548 ou Bc337 - transistor NPN de uso geral
Resistores: (1/8W, 5%)
R1 - 10 k ? - marrom, preto, laranja
R2 - 1 k ? - marrom, preto, vermelho
Capacitores:
C1 - 47 a 470 µF/6 V - eletrolítico
Diversos:
X1 - sensor - ver texto
X2 - 6 V x 50 mA - lâmpada comum
S1 - Interruptor simples
B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas
Ponte de terminais, suporte para 4 pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.